IA: coalisão com TikTok e Adobe publica diretrizes éticas de uso

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Imagem: GettyImages

Nas últimas semanas, muito se tem falado sobre fotografias hiper-realistas geradas por inteligência artificial (IA) que acabaram enganando grande parte do público. Desde o Papa Francisco com a icônica jaqueta puffer branca, até imagens do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, brigando com a polícia. Esses casos levantam questões éticas sobre o uso da tecnologia que a Partnership on AI (PAI) pretende abordar.

A PAI é uma coalizão sem fins lucrativos, apoiada por marcas importantes como Adobe, BBC, Bumble, OpenAI, TikTok e outras empresas que compreendem a importância de utilizar a inteligência artificial de maneira responsável. O grupo lançou um conjunto de recomendações que visam um uso ético da mídia sintética, também conhecida como mídia gerada por IA.

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Por meio do guia, o objetivo é incentivar a criatividade e a expressão, sem correr o risco de espalhar desinformação e manipulação. No Twitter, a PAI cita o caso do Papa como "o exemplo mais recente de por que precisamos de práticas responsáveis acordadas para o desenvolvimento e implantação de mídia sintética". Confira abaixo:

O guia da PAI foi criado ao longo de um ano com mais de 100 colaboradores e mais de 50 organizações, incluindo startups de mídia sintética, redes sociais, organizações de notícias, grupos de defesa e direitos humanos, instituições acadêmicas, profissionais focados em política e formadores de opinião.

Claire Leibowicz, chefe de IA e integridade de mídia da PAI, declarou que "trabalhar visando um conjunto compartilhado de valores, táticas e práticas é extremamente importante e ajudará criadores, plataformas de conteúdo e distribuidores a usar essa tecnologia com responsabilidade".

Diretrizes e guia completo

Coalizão sem fins lucrativos é comprometida com o uso responsável da inteligência artificialCoalizão sem fins lucrativos é comprometida com o uso responsável da inteligência artificialFonte:  Partnership on AI/Divulgação 

O guia Partnership on AI’s Responsible Practices for Synthetic Media: A Framework for Collective Action fornece algumas diretrizes muito importantes para o uso ético de conteúdo gerado por IA. Alguns dos direcionamentos incluem:

  • As pessoas devem ser informadas quando estão interagindo com conteúdo gerado por IA, para que possam tomar decisões informadas sobre o que estão vendo.
  • Os criadores de conteúdo devem ser transparentes sobre como o conteúdo foi criado e quaisquer manipulações que tenham sido feitas.
  • Os criadores de conteúdo devem obter o consentimento das pessoas que aparecem no conteúdo gerado por IA, especialmente se essas pessoas não sabiam que estavam sendo gravadas.
  • As empresas devem tomar medidas para evitar o uso mal-intencionado de conteúdo gerado por IA, incluindo a identificação e remoção de conteúdo falso ou manipulado.
  • As empresas devem fornecer aos usuários ferramentas para denunciar conteúdo suspeito ou problemático.

É um documento útil para quem está envolvido na criação ou distribuição de conteúdo gerado por IA. Confira o guia completo aqui.






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