A Microsoft lançou nesta segunda-feira (27) a prévia pública do novo aplicativo Teams para Windows, com novos recursos de inteligência artificial (IA) e de avatares 3D para tornar a experiência das reuniões virtuais mais imersiva. Por enquanto, apenas os clientes comerciais podem conferir as novidades da plataforma.
A nova versão do Microsoft Teams exige menos cliques para controlar as notificações, pesquisar informações, gerenciar mensagens e organizar canais. A arquitetura da plataforma passou por uma reformulação para torná-la duas vezes mais rápida e com o consumo da metade da memória da versão anterior.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Avatares 3D
Microsoft trabalha para tornar mais dinâmicas as reuniões com realidade virtual. (Fonte: Microsoft/Divulgação)Fonte: Microsoft/Divulgação
Os novos avatares 3D permitem que os usuários personalizem sua aparência virtual para se assemelhar mais com sua identidade real. As representações se movimentam de acordo com a voz, dispensando a necessidade de câmera para expressar emoções e gestos, tornando as interações mais dinâmicas e naturais.
A Microsoft fechou uma parceria com a Meta para o desenvolvimento de um headset de realidade virtual (RV) para permitir o uso das representações gráficas. A companhia fundada por Bill Gates também adquiriu a rede social AltspaceVR e incluiu os avatares no Microsoft Mesh, uma plataforma de colaboração holográfica.
Inteligência Artificial
Já a IA entra em cena para melhorar a qualidade das reuniões. A tecnologia é capaz de suprimir ruídos, desfocar o fundo da imagem e ajustar a iluminação para melhorar a visibilidade dos participantes. O algoritmo também transcreve automaticamente o que é dito durante a reunião e gera legendas em tempo real.
A tecnologia vai contar com ferramentas como recapitulação inteligente e copiloto. Isso significa que a plataforma poderá fornecer informações antes das reuniões e responder a perguntas no fluxo da discussão de forma automática.