O WhatsApp para celulares Android apresentou um bug nesta segunda-feira (27) que impede usuários de acessarem o aplicativo. Segundo os relatos, o software informa que está desatualizado e, por isso, não pode ser aberto. Entretanto, não há nenhuma nova versão disponível na Google Play Store para download.
Segundo a mensagem exibida pelo aplicativo, compartilhada por usuários em redes sociais, é informado que a versão do app "está desatualizada desde 27 de março de 2023", ou seja, desde o dia de hoje.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
"Essa versão do WhatsApp está desatualizada desde 27 de mar. de 2023. Toque em 'Baixar' e atualize para a última versão na Google Play Store. A data do seu aparelho é 27 de mar. de 2023. Se essa informação estiver incorreta, corrija as configurações de data do aparelho e reinicie o WhatsApp", cita o mensageiro.
Mensagem de erro exibida pelo WhatsApp.
Ainda de acordo com capturas de tela compartilhadas por usuários, o app informa que é possível tocar "em 'Sair do programa de testes' caso você não queira mais receber as versões de teste do WhatsApp" para resolver o problema.
Há solução?
De acordo com os próprios usuários, a maioria dos afetados pela mensagem de erro fazem parte do programa beta do WhatsApp, que normalmente pode sofrer com instabilidades. Entretanto, antes de deixar o programa de testes, os usuários afirmam que é possível contornar o problema.
Segundo os relatos, basta ajustar o horário do celular para uma data anterior e o software volta a funcionar normalmente. Entretanto, muitos usuários que tentaram soluções alternativas, como desinstalar o app, não conseguem mais refazer a instalação.
Se tu alterar a data do celular para data de ontem o whatsapp abre normalmente, inclusive permite fazer o backup e desinstalar para sair do Beta.
— NAI (@naiaralopes__) March 27, 2023
E o meu WhatsApp que tava pedindo uma atualização, mas já tava atualizado, desinstalei e agora não tem mais a opção de instalar novamente. pic.twitter.com/gwgTwcb38N
— Guilherme ????????? (@GuilhermeHelio) March 27, 2023
Enquanto não há uma correção oficial, a recomendação básica é que usuários comuns do aplicativo não utilizem versões de testes, principalmente por causa de possíveis problemas de funcionamento.
Em nota ao TecMundo, o WhatsApp informou que não comentaria o assunto no momento.