A OpenAI anunciou, nesta quinta-feira (23), a inclusão gradual de uma série de plugins no ChatGPT. A novidade pode indicar que a empresa está ampliando as funcionalidades do chatbot, podendo transformá-lo em um super aplicativo no futuro.
“Esperamos que surjam padrões abertos para unificar as maneiras pelas quais os aplicativos expõem uma interface voltada para inteligência artificial”, escreveu a empresa seu blog. A OpenAI afirma que os plugins são executados em um ambiente seguro que impede o acesso externo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Em uma primeira rodada de lançamento, estão sendo incluídos 11 plugins de terceiros que variam desde sites de viagens e reservas, como Expedia, Open Table e Kayak, plataformas de compras, a exemplo do Shopify e Klarna a até aplicativos de produtividade, como Slack e Zapier. O ChatGPT integrou ainda soluções de educação, como Milo, Speak e Wolfram.
Por enquanto, o recurso está disponível apenas para um grupo restrito, que inclui desenvolvedores e assinantes a partir do cadastro em uma lista de espera. A partir dos testes, a OpenAI planeja aumenta o acesso dentro do chatbot. O ChatGPT também pretende permitir que os desenvolvedores criem seus próprios plugins.
Plugins próprios da OpenAI
Plugins ampliam a base de dados consultados pelo ChatGPT. (Fonte: OpenAI/Divulgação)Fonte: OpenAI/Divulgação
A OpenAI também hospedou um navegador da web e um interpretador de código Python em sua própria plataforma. A empresa fornece o código-fonte de um plugin de recuperação de base de conhecimento para que qualquer desenvolvedor possa hospedá-lo com informações que desejem agregar ao ChatGPT.
Com o plugin de navegação, o modelo pode recuperar informações recentes e executar tarefas como responder perguntas sobre eventos mais recentes, uma função semelhante a disponível no Microsoft Bing.
O plugin de intérprete permite que o modelo de linguagem execute cálculos lógicos e realize tarefas úteis, como resolver problemas matemáticos, análise e visualização de dados, e conversão de arquivos. Os resultados podem ser compartilhados com o usuário e construídos em chamadas subsequentes.
Fontes
Categorias