Na última segunda-feira (20), diversas contas do ChatGPT tiveram suas conversa com o bot vazadas graças a um bug. Ao tentar acessar seus históricos de interações, muitos usuários relataram estar visualizando tópicos de outras pessoas.
Ao identificar o problema, alguns perfis compartilharam capturas no Twitter e Reddit relatando o ocorrido. A OpenAI reconheceu o problema e afirmou que já corrigiu a falha, mas não antes disso levantar, novamente, o questionamento sobre as vulnerabilidades da plataforma.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
ChatGPT is showing me history and conversations that aren't mine. Obviously an accident/bug but a good reminder that you should not send it stuff you wouldn't send a stranger. One day the whole DB will leak or AI will remember some detail from the training deta set and leak it. pic.twitter.com/eVAaJ9vtcR
— wapiflapi (@wapiflapi) March 20, 2023
Conteúdo das conversas não foi acessado
Segundo o CEO da OpenAI, Sam Altman, o erro exibia apenas o título das conversas de outros usuários, não sendo possível visualizar o conteúdo em si da interação. No entanto, não está claro se outros itens de interface também não estavam sujeitos a uma falha similar.
unfortunately, users will not be able to access their chat history from monday 1 am PDT until monday 10 am PDT.
— Sam Altman (@sama) March 22, 2023
we will follow up with a technical postmortem.
Sem entrar em detalhes, Altaman afirmou apenas que o bug estaria relacionado a uma das bibliotecas do código aberto. A OpenAI já soltou um patch de correção, mas isso resultou na perda das conversas do último dia 20.
A desenvolvedora do bot irá liberar em uma nota futura com os detalhes técnicos do que causou o bug, onde também deve comunicar se outros dados sensíveis foram divulgados acidentalmente.
Categorias