Em breve, o Google Mensagens deve ganhar um recurso de inteligência artificial (IA) generativa para escrever respostas rápidas. Conforme o 9to5Google, a novidade foi encontrada na versão beta mais recente do app para celulares Android.
Ao acessar o software, há um novo botão à esquerda do ícone de emoji na caixa de composição do Gboard. Coincidentemente, o botão tem a mesma iconografia de brilho usada pelo recém-lançado chatbot Bard e outros recursos de IA do Google.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Novo ícone de brilho no Gboard indica o uso de IA para criar respostas rápidas.Fonte: 9to5Google/Reprodução
Segundo o 9to5Google, ao tocar no novo ícone, o comando “(TODO!)” aparece na área de composição. Embora seja uma pista de que o recurso ainda está em desenvolvimento, é possível ter uma ideia do funcionamento.
Por exemplo, as mensagens geradas por IA não serão enviadas automaticamente. Os usuários poderão ler e editar o texto antes de enviá-lo para o destinatário.
O novo recurso de IA do Google Mensagens deve ser uma evolução do Smart Reply do Android. A ferramenta atual oferece respostas automáticas e simples com base no contexto da mensagem recebida, tanto no app de SMS quanto nos outros mensageiros.
Assim, pode-se supor que, no futuro, o Google use o chatbot Bard ou outra IA para escrever respostas rápidas mais aprofundadas ou até mensagens completas. Algo que certamente facilitará a vida de muitos usuários.
IA em outros apps do Google
Google Workspace terá ferramentas de IA generativa em breve.Fonte: Google/Divulgação
Visando ampliar a produtividade, o Google anunciou a adição de recursos de IA generativa ao Google Workspace. Então, os usuários poderão contar com ferramentas que facilitarão o uso do Gmail, Docs, Planilhas e outros apps.
Segundo a Gigante das Buscas, os testes das novas funcionalidades começarão ainda em março nos EUA. Assim, a expectativa é que a novidade esteja disponível para todos até o final deste ano.
Fontes
Categorias