Apesar de seu falecimento, em outubro de 2011, em decorrência de um câncer no pâncreas, Steve Jobs segue sendo um dos nomes mais celebrados e cultuados quando o assunto é tecnologia. Um dos fundadores da Apple, o empresário é lembrado por ter revolucionado diferentes mercados e áreas através de suas invenções e produtos, que moldaram toda uma geração de pessoas e que ainda reverberam dentro da sociedade.
Agora, Jobs foi "revivido" através de um chatbot de Inteligência Artificial (IA), que foi treinado para soar como ele e responder perguntas como se fosse o ex-presidente da Apple. O recurso surpreendente foi criado por John H. Meyer e pega carona na febre em torno do ChatGPT, chatbot de IA criado pela empresa OpenAI.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
This is crazy and absolutely surreal!
— John H. Meyer ?? (@BEASTMODE) March 20, 2023
I trained an AI on Steve Jobs’ voice…
…and then connected it to the chatGPT API ??
…and finally, connected it all to Facebook Messenger to allow for 2-way voice conversations with Steve Jobs about anything! ??
Final product (sound… pic.twitter.com/tQ8Qha9map
As respostas de "Jobs"
Como Meyer explica em sua publicação, para "recriar" Jobs, ele precisou treinar um chatbot de IA para replicar a voz do empresário e depois o conectou à API do ChatGPT. Posteriormente, ele integrou tudo ao Facebook Messenger para que pudesse conversar com Jobs sobre qualquer coisa.
Em uma das conversas, o internauta pergunta para Jobs o que ele achou da situação envolvendo o site Gizmodo e o vazamento do protótipo do iPhone 4. Em detalhes, o chatbot responde, através da voz de Jobs, que se sentiu muito chateado e frustrado, mas que resolveu tudo de forma legal, como deveria, e que enxergou o problema como um grande aprendizado. Em suma, uma resposta extremamente coerente e que, de fato, parece ter vindo de uma pessoa real.
Ao passo em que o ChatGPT e tecnologias similares avançam, vemos cada vez mais experimentos incríveis sendo realizados por usuários, que exploram as possibilidades geradas pela área de IA.
Fontes
Categorias