Em um movimento histórico, a NetDragon nomeou a Inteligência Artificial Tang Yu para ocupar o cargo de Presidente Executiva da empresa. O conglomerado chinês é dono da plataforma educacional Edmodo, além de jogos como Disney Fantasy Online, MMO com personagens da Disney.
Apesar de não ser uma novidade uma empresa designar IAs para cargos como funcionários subordinados, é a primeira vez que a tecnologia ocupa um cargo executivo. Após a medida inusitada, as ações da empresa tiveram uma alta de 18% na bolsa de valores de Hong Kong desde agosto de 2022, quando o experimento começou.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Desde a nomeação de uma IA como CEO, NetDragon vem apresentando resultados superiores a de empresas com CEOs tradicionais.Fonte: The Hustle / Reprodução
Se não pagar nada, a economia é maior
A nomeação da Yu levantou, naturalmente, uma série de questões dentro da comunidade empresarial. Enquanto CEO, Yu é responsável pelas mesmas atividades de um chefe executivo, como revisar análises de dados sensíveis, tomar decisões executivas, acessar riscos e promover um ambiente de trabalho eficiente.
Diferente de pessoas no cargo, no entanto, a IA não recebe salário, pró-labore ou bônus anuais astronômicos. Por si só, isso representa uma economia anual na cifra de milhões de dólares aos caixas da empresa.
Além disso, outra vantagem é que as decisões executivas são focadas no desempenho autocontido da companhia em sua totalidade. Isso elimina atitudes afetadas por caprichos, preferências políticas ou intenções de fomentar especulação financeira.
Com a rápida evolução da inteligência artificial, será que essa moda vai pegar em grandes empresas?
Fontes
Categorias