A operadora de telefonia SK Telecom, da Coreia do Sul, pretende lançar uma versão de chatbot diferente do ChatGPT. A partir da mesma tecnologia de inteligência artificial (IA) da ferramenta desenvolvida pela OpenAI, a companhia asiática pretende integrar streaming de música, comércio eletrônico e aplicativos de pagamento.
Em maio do ano passado, a telefônica lançou o “A” (pronunciado A dot) em uma versão beta. O aplicativo completo vai ser lançado até o final de 2023, de acordo com Eric Davis, vice-presidente da SKT e responsável pelo desenvolvimento, em declaração à CBNC durante o Mobile World Congress (MWC) em Barcelona, Espanha.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A tecnologia deve se comportar como um amigo oferecendo dicas para resolver um problema e deve funcionar como um superaplicativo semelhante ao chinês WeChat. A companhia pretende oferecer a tecnologia fora da Ásia, embora o modelo de super app não tenha decolado na Europa e nos Estados Unidos.
Táxis voadores
SK apresentou conceito de táxi voador durante o MWB 2023. (Fonte: SK Telecom/Divulgação)Fonte: Insira a fonte
Além do chatbot, a SK Telekom pretende atuar em outros mercados fora dos serviços de telecomunicações. A gigante sul-coreana planeia lançar um serviço de táxis voadores em 2025 e espera que este venha a gerar receitas significativas.
Em 2022, a SK e a empresa americana Joby Aviation estabeleceram uma parceria para desenvolver a mobilidade aérea urbana no mercado sul-coreano. A aeronave vai precisar de conexão 5G para voar, inclusive de forma autônoma, uma área que a companhia telefônica tem larga experiência, oferecendo a conexão de quinta geração nas principais cidades do país.
A empresa já prestou serviços de telecomunicações para 49 operadoras em 21 países e tem escritórios internacionais de negócios nos Estados Unidos, China e Japão. A SK Telekom faz parte de um grupo econômico que congrega companhias de comércio, segurança, mídia, web 3.0 e mobilidade.
Fontes
Categorias