O Word, o Excel e os demais aplicativos que fazem parte do Microsoft 365 vão ganhar recursos de inteligência artificial (IA) com a mesma tecnologia utilizada no ChatGPT, da OpenAI. A novidade foi confirmada pela gigante de Redmond nesta quinta-feira (16), dois dias após o Google anunciar um produto semelhante para o Workspace.
Batizado de Microsoft 365 Copilot, o serviço une um poderoso sistema de IA com o pacote de ferramentas de produtividade da companhia, anteriormente chamado de Office 365. A combinação promete “liberar a criatividade, desbloquear a produtividade e aprimorar as habilidades”, segundo a big tech.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Usuários da suíte de apps terão acesso ao assistente de IA de duas maneiras. Uma delas inclui a utilização da tecnologia diretamente nos softwares que fazem parte do pacote, auxiliando em tarefas como criação e edição de textos, elaboração de e-mails, desenvolvimento de apresentações e muito mais.
Inteligência artificial no Word.Fonte: Microsoft/Divulgação
O Copilot também poderá ser encontrado no Business Chat, um chatbot que vai ajudar os usuários corporativos em diferentes tipos de tarefas. Baseando-se em dados de mensagens, calendário, e-mails, reuniões online e documentos, entre outras fontes, a ferramenta criará alertas e atualizações de status.
Aumentando a produtividade
Com a chegada dos recursos de IA no Microsoft 365, os usuários do pacote terão ajuda da tecnologia para realizar vários trabalhos. No caso do Word, o Copilot poderá escrever, editar e resumir textos, enquanto no PowerPoint ele vai facilitar a criação de apresentações.
Já no Excel, o assistente revelará insights, identificará tendências e criará visualizações de dados com aparência profissional em segundos, de acordo com a Microsoft. Para quem usa o Outlook, a inteligência artificial poderá trazer resumos de e-mails recebidos e até escrever mensagens personalizadas.
Copilot no Outlook.Fonte: Microsoft/Divulgação
No Teams, o Copilot fará resumos de reuniões em tempo real, ajudando a relembrar assuntos discutidos, além de ter a capacidade de agendar novas videoconferências, entre outras coisas. Quem usa o Power Platform também terá benefícios com a chegada da tecnologia.
Ainda não há previsão de estreia do Microsoft 365 Copilot. A gigante da tecnologia informou apenas que trará mais detalhes, incluindo os preços, nos “próximos meses”.
Categorias