As maravilhosas fotos da lua tirada com os smartphones Galaxy S23 Ultra, diferentes dos pontos de luz estourados de outros aparelhos, são falsas. É isso que diz um usuário do Reddit: ele conduziu um teste com o "zoom espacial" da Samsung e observou que uma inteligência artificial (IA) é usada para aperfeiçoar as fotos.
"Embora essas imagens não sejam necessariamente invenções definitivas, elas também não são totalmente genuínas", escreveu o usuário ibreakphotos. Ele alega ter sido o primeiro a provar a falsificação das fotos lunares nos aparelhos da Samsung.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Enquanto a Samsung não comentou sobre o assunto, o responsável pelas acusações detalhou o processo de teste que fez para descobrir como uma inteligência artificial produz fotos falsas da Lua.
Entenda o teste realizado
O usuário do Reddit conduziu um teste simples, baixando uma imagem do satélite natural da Terra em alta resolução. Depois, o usuário reduziu a imagem para 170x170 pixels e desfocou a imagem para remover os detalhes sem poder recuperá-los.
Por fim, ibreakphotos colocou a imagem em tela cheia no monitor, foi para o outro lado da sala, apagou as luzes e pegou o celular. Dando zoom na tela, ele tirou a foto da lua pixelizada.
Ao desativar o Otimizador de cena, os usuários podem ver a imagem real da lua capturada pelo Samsung Galaxy S23 Ultra.Fonte: Zana Latif/Unsplash
Foi assim que o usuário observou que uma IA treinada para reconhecer o objeto coloca as crateras no lugar, produzindo uma imagem falsa. Ou seja, você nem mesmo precisa estar apontando para a Lua para obter uma foto: basta ter uma imagem que lembra o satélite natural para ativar a IA presente nos aparelhos Samsung.
Como a face da lua vista da Terra não muda, o treinamento da IA é simples, precisando apenas adicionar a textura. O usuário cita o marketing enganoso da Samsung e explica que ao desativar o "Otimizador de cena", os donos dos aparelhos vão ver a imagem real capturada pelo Galaxy S23 Ultra.
A imagem fotografada pelo usuário e o resultado final entregue pelo celular da SamsungFonte: ibreakphotos/Reddit
O responsável pelos testes ainda diz que a abordagem da Samsung pode ser considerada fraudulenta por utilizar uma inteligência artificial para gerar uma imagem, ao invés de adotar mecanismos de aperfeiçoamento de fotos. "Este não é o mesmo tipo de processamento que é feito quando você está ampliando uma imagem, quando múltiplas exposições e dados diferentes de cada quadro são contabilizados para algo. Isso é específico para a Lua", comenta o usuário.
Vale ressaltar que a polêmica não é nova. As fotos lunares da Samsung são questionadas desde 2020, com o lançamento do recurso de Zoom Espacial de 100x no S20 Ultra. Em 2021, os resultados obtidos pelo Galaxy S1 Ultra com fotos da Lua também foram colocados em xeque.