A Microsoft disponibilizou nesta semana uma importante atualização do Windows 11 em seu canal de prévias. Apelidada de Moment 2, a atualização KB5022913 traz o Bing com ChatGPT e leva funções de IA ao Menu Iniciar.
No entanto, nem tudo são flores na atualização do sistema operacional. Enquanto a solução deixa as buscas mais inteligentes, o update tem causado também problemas em computadores que usam apps de customização da interface.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A falha é reconhecida pela dona do Windows, que explica que usar apps de terceiros para personalizar a interface pode causar um problema grave com a atualização mais recente, impedindo até o PC de ligar corretamente. Felizmente, se você não usa esse tipo de solução, o uso do sistema não deve vir acompanhado de problemas.
"Depois de instalar a KB5022913 ou atualização mais recentes, dispositivos Windows com alguns apps de customização de interface de terceiros podem não ligar", explica a Microsoft no post oficial. "Esses apps terceirizados podem causar erros no explorer.exe que podem repetir múltiplas vezes, num loop. Os apps afetados conhecidos são o ExplorerPatcher e o StartAllBack."
O explorer.exe é o Explorador de Arquivos - ou seja, o funcionamento central do sistema de pastas do Windows, por isso o PC nem liga no caso desses problemas. A Microsoft diz que está investigando o problema e vai oferecer mais informações em breve, mas coloca mais a culpa nos apps mesmo:
"Esses tipos de apps muitas vezes usam métodos não suportados para oferecer suas customizações e, como resultado, podem ter resultados não intencionais no seu dispositivo Windows."
Para mitigar o problema
A forma mais fácil de evitar o problema é desinstalando esses apps antes de fazer a atualização. Caso já tenha acontecido, reverter o sistema para uma versão anterior do Windows 11 também deve resolver a situação.
De todo modo, a atualização KB5022913 ainda está em sua fase de prévia. Usuários podem esperar pela sua distribuição final para ver se os problemas não serão corrigidos até lá e poderem testar com mais tranquilidade as novas funções de IA no Menu Iniciar.
Fontes
Categorias