A Shortwave, uma startup fundada por ex-funcionários do Google para "ressuscitar" o antigo serviço Inbox como um novo gerenciador de emails, acaba de dar mais um passo para facilitar a vida dos usuários do seu aplicativo. De acordo com uma postagem em seu blog nesta segunda-feira (27), a empresa está lançando uma versão beta chamada Smart Summaries, que integra o GPT-3 da OpenAI ao app, para resumir e-mails da Caixa de Entrada do Gmail.
A nova opção de “resumos inteligentes” será gratuita para todos os usuários do Shortwave durante o período de lançamento, e promete um gerenciamento sem precedentes de sua conta “tradicional” do Gmail. A ideia é economizar tempo, reduzindo threads longas e resumindo informações-chave dos conteúdos principais.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo a empresa de tecnologia, o novo recurso pretende "abrir caminho para um futuro de e-mail habilitado para IA", uma tendência inevitável com os recentes desenvolvimentos dos chatbots. Nesse sentido, a Shortwave pretende sair na dianteira nas mudanças fundamentais para o e-mail, ainda considerado a ferramenta universal de produtividade.
Gmail mais inteligente
Sonho de qualquer pessoa que retorna ao trabalho após o feriadão do Carnaval, os Resumos Inteligentes prometem entregar um "TL;DR" para cada thread contendo apenas as informações essencialmente críticas que os usuários necessitam.
Nos resumos, serão listadas informações como: do que se trata o email, quem está envolvido e qual a providência que deve ser tomada. O usuário pode decidir se abre ou não o e-mail para lê-lo na íntegra.
Os "resumos" podem também ser compartilhados com outras pessoas quando os e-mails são encaminhados, economizando tempo e facilitando a vida de parceiros e colegas. A função também utiliza outros idiomas, o que significa receber um resumo do assunto já traduzido. Finalmente, é possível pegar carona no Smart Reply, a resposta inteligente do Gmail para encaminhar qualquer resumo produzido pelo GPT-3 dentro do próprio Shortwave.
Com a liberação pública do seu serviço de IA próprio, o Bard, prometida para os próximos meses, é pouco provável que o Google esteja interessado em adicionar o GPT-3 da OpenAI ao Gmail. Dessa forma, a atualização da Shortwave pode ser uma ótima oportunidade para começar a se preparar para integração efetiva da IA no seu dia a dia.
Fontes