O patch KB5022845 do Windows 11 foi liberado na última terça-feira (14), eliminando diversos bugs, incluindo um deles que perdurava desde o Windows 10. O problema em questão impedia que sistemas com gamepads conectados entrassem em modo de descanso.
Ao identificar um controle conectado via cabo, o Windows impedia que o descanso de tela fosse ativado. Ao que tudo indica, mesmo sem acionar nenhum botão, o sistema entendia que o periférico estava constantemente enviando sinais, como se o usuário estivesse movendo o mouse, por exemplo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
?? #Windows11 Release Notes
— Windows Update (@WindowsUpdate) February 14, 2023
• Version 22H2 (KB5022845): https://t.co/REpDL2ivZ7
• Version 21H2 (KB5022836): https://t.co/dIZbWbNGuN
Por que corrigir só agora?
Fóruns de suporte já acusavam o problema nas primeiras versões do Windows 10 em 2015, colocando o problema entre os que levaram mais tempo para serem corrigidos. A correção temporária era acessar as configurações de energia do dispositivo USB e desativar a opção “permitir que esse dispositivo acorde o computador”.
Método temporário para corrigir bug de gamepad.Fonte: Tecmundo
Apesar de sempre trazer notas de atualizações bem completas, a Microsoft não explicou o motivo da demora. Dessa forma, é possível assumir duas possibilidades. A primeira é que se tratava de uma questão mais profunda que a interface USB, possivelmente ao nível de kernel.
No entanto, o motivo mais provável é que simplesmente não se tratava de um problema urgente, ou que causasse instabilidade e falhas de sistema. Dessa forma, ele simplesmente foi sendo constantemente realocado na fila de prioridades das correções do Windows.
Fontes
Categorias