O Google já liberou a primeira prévia do Android 14. Conforme o mapa de desenvolvimento, a versão final do sistema operacional está prevista apenas para o meio de 2023, mas algumas novidades já estão disponíveis na versão preliminar para desenvolvedores.
O Android Upside Down Cake traz diversas mudanças em relação às versões atuais. Tanto por isso, elencamos aquelas com potencial para realmente melhorar a experiência do usuário.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Android 14: melhorias e novidades
Essencialmente, muitas das diferenças apresentadas são otimizações de processos, mas isso não diminui sua relevância. Além de melhorias de qualidade de vida, o novo Android 14 também irá contar com funcionalidades inéditas muito bem-vindas.
Bloqueio de aplicativos com APIs obsoletas
Programas maliciosos, geralmente, se valem de versões antigas da Interface de Programação Aplicativo (APIs) para burlar medidas de proteção e privacidade. A partir da nova versão, apps criados em kits de desenvolvimento inferiores à API nível 23 (Android 6.0) não poderão mais ser instalados.
Proteção avançada de memória
Até 2022, os bugs de acesso à memória foram responsáveis pela maioria das vulnerabilidades encontradas em sistemas Android. Com parte do código do Android 13 escrito na linguagem segura RUST, e a proteção de memória da arquitetura Arm v9, esses problemas já começaram a diminuir.
Proteção Avançada de MemóriaFonte: XDA Developers | Reprodução
Contudo, isso só era acessível utilizando privilégios de desenvolvedor, até então, algo nada intuitivo para o usuário padrão. No Android 14, todos os hardwares compatíveis terão essa opção disponível em Segurança e Privacidade, ao acessar o menu de configurações do sistema.
Seleção automática de rede em aparelhos com dois chips
Smartphones com dois chips (Dual-SIM) são cada vez mais comuns, inclusive nos segmentos mais caros. No entanto, muitas vezes ainda ficava a encargo do usuário ativar manualmente quando utilizar cada chip para navegar ou realizar chamadas.
Configurações da seleção automática de cartão SIMFonte: 9to5googl
No Android 14, será possível autorizar o sistema a escolher quando priorizar cada chip, conforme a qualidade do sinal. Ainda haverá a função de definir quais operações serão permitidas no SIM secundário.
Atualização de certificados root via Google Play Store
Os certificados root são responsáveis por identificar quais aplicativos e endereços de internet são reconhecidos como confiáveis. Por se tratar de um registro sensível, até o Android 13 eles ficavam armazenados exclusivamente em uma região de memória acessível apenas durante updates do Android.
Root Certificates Updates:
— Mr_Techie (@Mr_Techie) February 9, 2023
Android 14 makes root certificates updatable via Google Play to protect users from malicious CAS. Android's root store used to require an OTA update to add or remove root certificates. pic.twitter.com/mF9r8JrQko
Com isso, processos de inclusão de novos certificados e remoção dos vencidos tinham ciclos muito espaçados, podendo causar instabilidades ou gerar vulnerabilidades. A partir do próximo Android, certificados não vinculados diretamente ao sistema serão alocados em uma região que permite atualização diretamente da Google Play Store.
Possibilidade de clonar aplicativos
Android 14 permitirá clonar aplicativosFonte: XDA Developers
Outra novidade do Android 14 é a possibilidade nativa de clonar aplicativos. Isso irá permitir acessar um app com múltiplas contas Google, sem a necessidade de limpar os dados do aplicativo e realizar um novo login sempre que for preciso alternar o usuário.
Utilizar dispositivo Android como webcam
Uma funcionalidade — ainda sem confirmação oficial — é a possibilidade de utilizar smartphones com Android 14 como webcams nativas. O serviço "DeviceAsWebcam" deve eliminar a necessidade de aplicativos de terceiros, geralmente instáveis e com problemas de latência, para transformar o celular em uma webcam poderosa.
Android is adding a new "DeviceAsWebcam" service that "turns an android device into a
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) February 2, 2023
webcam." Specifically, Android devices that support the standard UVC (USB video class) gadget mode will be able to send video data that hosts can read from /dev/video* nodes. pic.twitter.com/oOgIqr1KkE
Limitar acesso de aplicativos a galerias de imagens
Quando um aplicativo solicitar permissão para buscar imagens ou vídeos, a nova API do Android irá introduzir uma terceira opção. No lugar de garantir acesso a todas as galerias disponíveis, o usuário poderá especificar exatamente a quais imagens aquele app terá acesso.
There's a MAJOR new privacy feature hidden in Android 14 DP1. Y'all know the Photo Picker from Android 13? A lot of apps don't use it, but soon, they may not have a choice. You can use it to select photos/videos you want apps to access, even if they ask for the full gallery! pic.twitter.com/D22d9RCtXA
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) February 8, 2023
Escalonamento não-linear de até 200% para fonte
No campo da acessibilidade, a nova versão do Android irá permitir o escalonamento não-linear da fonte em até 200% para apps compatíveis. A novidade visa aumentar a densidade de pixels, sem comprometer a disposição dos textos na tela, melhorando a nitidez.
Escalonamento não-linear de fontes no Android 14Fonte: Android Developer Blog
Mais funcionalidades devem ser confirmadas em breve
O Android 14 ainda irá receber mais uma prévia de desenvolvedor em março, além de quatro builds beta até o meio do ano, antes do lançamento oficial.
Mapa de atualizações do Android 14Fonte: Android Developer Blog
Dessa forma, é esperado que outras funções sejam anunciadas nos próximos meses, conforme o Google for divulgando as notas de atualização em seus canais oficiais.
Categorias