O recurso de mensagens fixadas pode ser uma das próximas grandes novidades do WhatsApp para este ano. Como relatou o WABetaInfo nesta sexta-feira (3), a funcionalidade, que permite destacar algum recado ou lembrete em grupos de bate-papo, está em desenvolvimento pela Meta.
Uma prévia da capacidade de fixar mensagens foi vista pela publicação na atualização mais recente da versão beta do WhatsApp Business para Android. O recurso é semelhante ao encontrado no Telegram, que já disponibiliza tal opção há algum tempo para a sua base de usuários.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A função pode ser útil de diferentes maneiras, como para orientar os novos participantes de um grupo sobre as regras daquela comunidade, ajudando as pessoas a manter o foco no que é importante durante as discussões. Com o texto em destaque no topo da janela, fica muito mais fácil para que todos o visualizem rapidamente.
Aparentemente, as mensagens fixadas devem chegar primeiro ao WhatsApp Business.Fonte: WABetaInfo/Reprodução
Como podemos ver na captura de tela compartilhada pelo site (acima), a mensagem fixada no WhatsApp exige que o destinatário possua a versão mais recente do aplicativo para visualizá-la. Caso ele esteja executando uma edição anterior, será notificado para baixar a compilação mais nova na loja de aplicativos correspondente ao sistema.
Quando a função será liberada?
No momento, a capacidade de fixar mensagens no WhatsApp está sendo desenvolvida pelos especialistas da Meta. Nem mesmo os integrantes do programa beta da Google Play Store têm acesso a ela, o que deve ser liberado nas próximas atualizações do serviço.
A prévia da funcionalidade foi encontrada no WhatsApp Business Beta para Android 2.23.3.17. Dessa forma, é possível que o recurso chegue primeiro para os testadores da versão comercial do mensageiro, sendo lançado posteriormente nas demais edições do software, inclusive em outras plataformas.
Depois de todos os testes, o recurso poderá ficar disponível na versão estável do programa, aparecendo para todos os usuários, mas ainda não há qualquer confirmação de quando isso acontecerá.
Fontes