A Microsoft está incentivando desenvolvedores a começar a anunciar seus aplicativos na loja de aplicativos. O serviço Microsoft Store Ads permitirá que pessoas e empresas aumentem o posicionamento de seus aplicativos na loja. As campanhas publicitárias poderão ser direcionadas a um público específico, como, por exemplo, pessoas interessadas em música.
As propagandas aparecerão nos resultados de pesquisa e nas guias de aplicativos e jogos na Microsoft Store no Windows. A companhia já tem uma história de ampliar a importância de anúncios em seus produtos, e há relatos de planos de trazer anúncios a jogos gratuitos do Xbox.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A loja de aplicativos da Microsoft fechou o ano passado com mais de 900 milhões de usuários. Entre 2022 e 2021 houve um aumento de 122% no número de novos aplicativos e jogos enviados para a loja.
Microsoft Store Ads
(Fonte: Microsoft/Divulgação)Fonte: Microsoft/Divulgação
A Microsoft Store Ads foi criada no ano passado, como programa piloto, para complementar a receita da companhia. O serviço é direcionado para aplicativos já presentes no Windows e para a sua última versão. O modelo de anúncios parece semelhante ao adotado pela Apple e Google em suas lojas.
Os anúncios nas lojas de aplicativos tem sido criticados por prejudicar a experiência dos usuários e por permitir a propaganda de apps falsos destinados a golpes. No entanto, o código de conduta da Microsoft Store, que define as boas práticas dentro da loja de app, não faz qualquer menção a regras sobre os anúncios.