A Motorola lançou nesta terça-feira (24) uma nova solução de segurança para smartphones chamada Moto Secure. Disponível para dispositivos com Android 13, ela é baseada na plataforma ThinkShield, de produtos Lenovo, e promete criar camadas de proteção a nível de hardware e software.
O Moto Secure pode ser encontrado em um aplicativo individual nos celulares da companhia. Inicialmente, ele já vem instalado nos modelos Moto G73 5G e Moto G53 5G — além do ThinkPhone, anunciado na CES 2023 —, anunciados também hoje, mas pode ser baixado por qualquer outro modelo que já esteja atualizado.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A companhia cita que a solução funciona como uma central de segurança, onde o usuário pode configurar funções distintas, como uma pasta segura e o bloqueio do desligamento de redes Wi-Fi ou 4G/5G.
As funções do Moto Secure
Uma das ferramentas de segurança do Moto Secure impede exatamente que alguém desligue as redes móveis ou a conexão Wi-Fi do smartphone.
Motorola adiciona camada de proteção na tela de bloqueio dos seus smartphones.
"Anteriormente, por exemplo, um ladrão poderia simplesmente desligar suas redes móveis ou Wi-Fi, impedindo você de localizar o seu dispositivo perdido", informa a empresa. Com a função habilitada, o smartphone fica impedido de desativar as conexões sem que seja desbloqueado.
Já a Pasta Segura funciona como o nome sugere: ela cria uma pasta "escondida" (e com senha diferente do próprio sistema) no meio dos seus aplicativos, onde é possível adicionar os outros mais importantes, como os de bancos ou de e-mail. Essa pasta também permite "disfarçar" os aplicativos com ícones e nomes personalizáveis, tornando mais difícil encontrá-los rapidamente.
É possível selecionar até quatro ícones diferentes para disfarçar aplicativos na Pasta Segura da Motorola.
Outra ferramenta habilitada pelo Moto Secure minimiza "os riscos ao se conectar em redes Wi-Fi e celulares públicas". Com a proteção de rede, o usuário é notificado quando uma conexão não for segura, além de impedir aplicativos sensíveis de acessarem a rede em questão e conexões 2G, considerada menos segura.
Por fim, a novidade integra ao sistema uma "nova" forma de desbloqueio por PIN. No lugar de exibir o teclado numérico, o software embaralha o layout, como já acontece com apps de bancos.
No Moto Secure, os usuários de celulares Motorola também encontram o Painel de Privacidade. Nele é possível verificar e gerenciar as permissões de aplicativos e alterar as configurações.
Fontes
Categorias