Um desenvolvedor chamado Mate Marschalko conseguiu executar uma prova de conceito inusitada: cruzou a inteligência artificial do modelo de previsão de linguagem GPT-3 da OpenAI com a assistente virtual Siri, de forma a controlar o dispositivo da Apple através de comandos de voz feitos pelo chatbot. O resultado foi o acionamento de dispositivos HomeKit de uma forma mais intuitiva pela assistente.
A experiência, publicada no blog do programador na quarta-feira (8), é uma tentativa de introduzir comandos de voz mais conversacionais na assistente de voz da Apple. No vídeo publicado no YouTube, Marschalko mostra a Siri controlando dispositivos inteligentes de sua casa, com base em prompts vagos que a versão tradicional dificilmente entenderia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A demonstração é fascinante e levanta a questão sobre a possibilidade de os assistentes de voz poderem conversar com seus usuários.
Como foi a experiência de turbinar a Siri com ChatGPT?
O primeiro passo foi preparar o chatbot. "Pedi ao GPT-3 para fingir ser o cérebro inteligente da minha casa, expliquei cuidadosamente o que ele podia acessar pela casa e como responder aos meus pedidos. Expliquei tudo isso em inglês simples, sem nenhum código de programa envolvido", diz Marschalko em seu blog.
No vídeo, o desenvolvedor faz uma sugestão: “Reparei que estou gravando este vídeo no escuro no escritório, você pode fazer algo sobre isso?”. Em resposta, a IA acende as luzes. Mais à frente, ele pede à assistente que ajuste seu quarto a uma temperatura que “me ajude a dormir melhor”, e ela regula o termostato para 19º C.
Na postagem do blog, Marschalko diz que usou o aplicativo Atalhos da Apple para fazer a interface entre Siri, GPT-3 e seus dispositivos IoT. Dessa forma, um comando de voz para a Siri fazia com que o “Atalhos” enviasse um prompt longo à IA, pedindo retorno em formato legível por máquina. Quando a resposta chegava, era analisada pelo app para acionar os dispositivos domésticos, ou apenas respondida pela Siri.
Fontes