O Android 14 pode trazer uma solução que organizará os dados coletados por apps de saúde. Em 2023, mais usuários poderão ver todas informações pelo app Health Connect.
O software busca criar um padrão de dados para apps fitness e facilitar a integração entre as plataformas. Assim, as pessoas poderão encontrar informações mais completas sobre a saúde e os desempenhos em treinos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Versão beta do Health Connect possui página em português na Google Play Store.Fonte: Google/Divulgação
Atualmente, os desenvolvedores de apps fitness precisam criar integrações individuais com outros softwares. Assim, o utilitário atua apenas como um intermediário no dispositivo para coletar os dados de saúde de diferentes apps.
Com todos os softwares adotando o mesmo padrão de dados, o Health Connect poderá, por exemplo, combinar as informações de um app de ciclismo com a frequência cardíaca obtida por um vestível. Como dito, isso resultará em registros mais completos de saúde.
A versão beta do Health Connect está disponível na Google Play Store desde novembro deste ano. Com um número limitado de aplicativos compatíveis, o software teve pouco mais de 500 mil downloads.
A expectativa é que a plataforma tenha integração com apps mais populares, como Strava e Zepp, e se torne uma das novidades do Android 14. Para mais, o app deve ser um dos novos serviços da big tech e vir pré-instalado em telefones com o sistema operacional.
Android 14 só deve chegar ao público geral no terceiro trimestre de 2023.Fonte: Daniel Romero/Unsplash
Quando o Android 14 será lançado?
O desenvolvimento do Android 14 já está em andamento pelo Google. Mantendo a tradição de nomes inspirados em sobremesas, o sistema tem o título interno de Upside-down cake.
O calendário da big tech indica que a prévia para desenvolvedores estará disponível a partir de abril de 2023. Após um longo período de testes, a versão estável deve ser lançada para todos os usuários apenas no terceiro trimestre de 2023.
Fontes