Atualização (21/12): o Globoplay lançou uma atualização para o aplicativo corrigindo a falha que estava atrapalhando o uso do Fire TV Stick. A orientação é instalar os updates mais recentes do app e do Fire TV Stick para evitar os problemas.
Veja o comunicado oficial da Globo sobre o assunto: "Ao identificar um problema atípico na navegação em seu aplicativo na plataforma Amazon Fire TV, o Globoplay corrigiu o erro, oferecendo uma nova versão do app aos usuários. Sempre que disponível, a atualização do aplicativo deve ser feita para promover a melhor experiência de consumo."
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Notícia original (16/12): Usuários do Fire TV Stick no Brasil estão relatando um problema durante o uso do dispositivo de streaming da Amazon. Desde o início de dezembro, o aparelho apresenta uma falha envolvendo o Globoplay que está atrapalhando os usuários.
Durante o uso dos aplicativos de streaming no Fire TV Stick, uma janela se abre aleatoriamente solicitando a abertura de um link do Globoplay. O usuário pode cancelar a operação pressionando o botão de voltar no controle.
Alô, @globoplay! O app no Fire Stick tá com algum tipo de bug e fica pulando esse popup toda hora quando estamos assistindo algo em outro aplicativo. Tem um monte de gente reclamando disso em fóruns e redes sociais, mas nenhuma solução ainda. Ajuda aí! CC @amazonBR @PrimeVideoBR pic.twitter.com/jVVz17XgNk
— Eduardo Sales Filho (@eduardo_sales) December 14, 2022
O principal problema, no entanto, é a falha ser consistente: em testes realizados no TecMundo, a janela do Globoplay se abriu em intervalos de 10 a 15 minutos. Ao ser aberto, o pop-up pode interromper o funcionamento dos outros aplicativos de streaming.
É possível consertar o bug do Globoplay?
Até o momento, uma solução oficial para o bug do Globoplay no Fire TV Stick não foi divulgada. O TecMundo testou algumas alternativas, mas nenhuma surtiu efeito até o momento, incluindo:
- Limpar o cache dos aplicativos
- Desinstalar o Globoplay e impedir o envio de pop-ups
- Desinstalar o navegador Amazon Silk
Enquanto as informações oficiais são escassas, o problema parece ter começado a se intensificar na semana passada, com o lançamento da versão 7.6.1.4 do Fire OS, o sistema do dispositivo de streaming da Amazon. Ou seja, deixar a atualização de lado até um conserto oficial aparecer pode ser uma forma de evitar o bug.
O que diz a Amazon?
O TecMundo entrou em contato com a Amazon em busca de esclarecimentos sobre o bug e vai atualizar a notícia com as novidades posteriormente. No fórum oficial da Amazon, um membro identificado como funcionário da empresa comentou sobre a situação.
Segundo o representante da Amazon, a empresa está ciente do problema e possui uma equipe trabalhando no conserto do bug. Até o momento, no entanto, a falha segue afetando os usuários.
Fontes
Categorias