O Google disponibilizou oficialmente na última sexta-feira, dia 2 de dezembro, o Android 13 para TVs. A nova versão do sistema operacional para televisões promete melhorias na performance e na qualidade de uso, enquanto entrega mais controle de acessibilidade para usuários e desenvolvedores.
O Android 13 para TVs agora está disponível para desenvolvedores e programadores. As atualizações e novidades vão chegar ao usuário final conforme as fabricantes implementarem suas versões nas televisões oferecidas ao público.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O que muda no Android 13 para TVs
Entre mudanças para criadores e usuários, a Google destaca algumas:
- Usuários poderão mudar a resolução e taxa de atualização padrões do sistema, em dispositivos HDMI que suportam a configuração.
- Melhorias na API do AudioManager vão permitir que os desenvolvedores antecipem o suporte a atributos de áudio e selecionem o melhor formato para o dispositivo.
- Mudanças na configuração vão permitir que dongles e outros dispositivos de HDMI economizem energia ao pausar o conteúdo quando detectarem mudanças no estado do HDMI.
#Android13 for TV is now available! ?? ??
— Android Developers (@AndroidDev) December 2, 2022
The newest version of Android TV OS includes improvements for AudioManager, InputDevice, and more to help devs build engaging apps ??
Details here ? https://t.co/uXRuHhwjQb
Novidades em acessibilidade
A Google também destacou algumas novidades oferecidas pelo Android 13 em TVs que se voltam especialmente para a acessibilidade dos dispositivos.
- O sistema passa a suportar diferentes layouts de teclado. Desenvolvedores de jogos poderão também usar a localização física das teclas para assinalar comandos, a fim de suportar diferentes layouts físicos automaticamente.
- Uma nova API de descrição de áudio permite que aplicativos "perguntem" as configurações de descrição de áudio do sistema, para o app oferecer automaticamente as descrições de maneira alinhada com o que está configurado pelo usuário.
A nova versão do sistema operacional para televisões já está nas mãos dos desenvolvedores. Mais detalhes podem ser lidos em inglês no blog oficial de desenvolvedores da Google.
Fontes
Categorias