No fim da década de 90 e início dos anos 2000, os PDAs, ou assistentes pessoais digitais, eram uma grande febre, com muitos lembrando com carinho desses "computadores de bolso" que abriram o caminho para a popularização dos smartphones.
E em um momento de puro saudosismo, o arquivista Jason Scott criou um emulador online de PDA que utiliza o Palm OS, sistema operacional da Palm, dando a chance de seus antigos usuários relembrarem do assistente, e ainda apresentá-lo para aqueles que nunca ouviram falar dele. Confiram abaixo:
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Hey, so, don't tell anyone, but I'm announcing PalmPilot emulation at Internet Archive for the holidays, probably next week. All the currently-working items need descriptions, so it's not quite ready. Don't tell anybody, OK? https://t.co/ye9z4iTPsx pic.twitter.com/0SNRVJw0Kp
— Jason Scott (@textfiles) November 24, 2022
A emulação imita o PalmPilot, lançado em 1997 como a segunda geração de PDAs da empresa, e está disponível no Internet Archive. Ela conta com aproximadamente 560 programas, como, DopeWars, Graffiti e SpaceTrader, além de aplicativos básicos como navegador, calculadora e gerenciador de e-mail.
Em uma entrevista para o The Verge, Scott revelou que foram preciso quase seis meses para fazer o projeto na biblioteca digital, e que ainda há mais a ser feito, principalmente no caso de apps mais desconhecidos que não possuem descrições e metadados.
Como usar o emulador de PDA?
Se bateu uma curiosidade de testar como eram esses assistentes, você pode acessar a emulação do PalmPilot através deste link. E embora o software funcione tranquilamente no PC, vale a pena abri-lo no celular e experimentar o gostinho nostálgico de uma tecnologia que dominou o mercado antes da consolidação do iOS e Android.
Fontes
Categorias