Parte das smart TVs possui armazenamento interno limitado que pode ser rapidamente ocupado com novos aplicativos e atualizações. Para não limitar as experiências dos usuários, o Google planeja reduzir o tamanho dos apps para televisores com o sistema Android TV substituindo o atual formato Android Package Kit (APK).
Introduzido em 2018, o arquivo Android App Bundles (AAB) do Google permite que desenvolvedores publiquem softwares com tamanhos menores. Obrigatório para os apps da Play Store do Android desde 2021, a big tech está trazendo o formato para o Android TV e o Google TV.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Novo formato deve diminuir os problemas com falta de espaço em smart TVs com Android TV.Fonte: Google/Divulgação
Conforme o Google, o Android App Bundles reduz em média 20% do tamanho de um aplicativo. Com suporte para arquivamento, o formato também pode recuperar até 60% do armazenamento do software.
Ao trazer o arquivo para o Android TV e o Google TV, a empresa quer diminuir as chances do usuário ter que desinstalar um app por conta da falta de espaço. Para isso, ela exigirá esse suporte a todos os softwares para smart TVs.
Em comunicado, o Google revela que os desenvolvedores terão que realizar a transição dos apps para o App Bundle até maio de 2023. Após o prazo, os softwares que não mudarem o formato serão ocultados da Play Store para Android TV e Google TV.
Novidade também beneficiará donos do Chromecast com Google TV.Fonte: Google/Divulgação
Vantagem para donos de Chromecast
Além de beneficiar as smart TVs com Android TV, o formato App Bundle será uma vantagem para o Chromecast com Google TV. Infelizmente, o gadget de streaming também possui armazenamento interno limitado.
Uma atualização com recursos para liberar mais espaço, desinstalar apps e limpeza do sistema foi lançada para o dispositivo em dezembro de 2021. Entretanto, a falta de espaço para novos apps e atualizações de sistema ainda é uma reclamação dos usuários.
Fontes