A Apple lançou nesta terça-feira (15) a ferramenta SOS de Emergência via satélite na linha iPhone 14. Disponível nos Estados Unidos e Canadá, a função é gratuita por dois anos a partir da data de compra e ativação de um novo smartphone da empresa. Em dezembro, a ferramenta será lançada na França, Alemanha, Irlanda e Reino Unido.
Compatível com iPhone 14, 14 Plus, 14 Pro e 14 Pro Max, o SOS de Emergência via satélite teve investimento de US$ 450 milhões da Apple em empresas como a Globalstar, que opera satélites. Para utilizá-la, é preciso atualizar o celular para o iOS 16.1. Até então, a Apple não indicou qual o preço individual para utilizar o serviço fora da cobertura gratuita.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A nova função permite que usuários do iPhone se conectem à satélites para acionar a emergência local. Ela é ideal exatamente para locais onde não há nenhum tipo de conexão móvel ou Wi-Fi. Com a novidade, também é possível compartilhar a localização com seus contatos por meio do aplicativo Buscar.
Segundo a Apple, mensagens enviadas via satélite têm tamanho até 300% reduzido para encurtar o tempo de contato.
O SMS de Emergência via satélite do iPhone 14 funciona com uma junção de software e hardware, além do apoio da rede de satélites da Globalstar, estações terrestres e funcionários humanos.
Com ela, o usuário não tem em mãos uma espécie de "celular via satélite", já que a função é exclusiva para emergências. Dessa forma, não é possível realizar chamadas ou mesmo enviar mensagens regulares aos contatos.
Como usar o SOS de Emergência via satélite
Para usar o SMS de Emergência via satélite no iPhone, basta que o usuário tente, em uma área sem conexão, realizar uma chamada para o número local da emergência. O smartphone, então, deverá exibir uma mensagem e um ícone para enviar um SMS solicitando ajuda.
É preciso apontar no próprio sistema o motivo do contato de emergência respondendo a um questionário. O usuário também pode acionar os seus contatos de emergência salvos no celular, algo opcional. A partir disso, o sistema indicará para onde o dispositivo deverá ser apontado para que ele se conecte a um satélite.
Por enquanto, a nova função só está disponível nos EUA e Canadá.
A Apple ressalta, porém, que a função pode levar cerca de 15 segundos para que uma mensagem seja, de fato, enviada, mas que esse tempo ainda pode ser estendido. "Os satélites se movem rapidamente, têm baixa largura de banda e estão localizados a milhares de quilômetros da Terra, de modo que pode levar alguns minutos até que mensagens curtas sejam transmitidas", diz a empresa em comunicado.
A novidade está disponível no aplicativo "Ajustes" dentro da opção "SOS de Emergência". No Brasil, como ela não está disponível até então, não é possível ver uma opção de ativação.
Categorias