A partir desta segunda-feira (14), um serviço inédito lançado pela Defesa Civil Nacional fará o compartilhamento de alertas e desastres naturais para a população brasileira, utilizando a sua conta oficial no WhatsApp, o aplicativo presente em mais de 120 milhões de celulares no País.
Fruto de uma parceria entre a plataforma Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP), a startup Robbu e o app de mensagens instantâneas de propriedade da Meta, o envio de mensagens de alerta estará também disponível para as defesas civis estaduais e municipais do Brasil pela plataforma gerida pela Defesa Civil.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Embora a população brasileira já receba atualmente alertas de desastre por SMS, Telegram, TV por assinatura e Google, a inclusão do WhatsApp na lista é particularmente útil para prevenir ocorrências graves, como os alagamentos, por exemplo, que poderão ser feitas pelas defesas civis locais à população.
Em parceria com o WhatsApp e a Robbu, a Defesa Civil Nacional lançou um chatbot para emitir alertas de riscos e desastres direto no WhatsApp. Veja como funciona! ?? pic.twitter.com/dESHsb8mox
— Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) November 13, 2022
Como se cadastrar no sistema da Defesa Civil no WhatsApp?
Para acessar o novo serviço da Defesa Civil, basta se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611, pelo link ou pelo QR Code, e começar a interagir com o chatbot (robô de atendimento), mandando um "Oi". Se a pessoa optar por receber os alertas da Defesa Civil, o chatbot encaminhará os termos de uso e política de privacidade para aceite.
Quanto ao cadastramento das localizações, três diferentes possibilidades estão disponíveis: compartilhar a localização na própria mensagem (em Anexar > Localização); digitar o CEP e enviar ou apenas digitar o nome do município da residência e enviar. Essas áreas de interesse não naturalmente editáveis a qualquer momento.
Para que os órgãos estaduais e municipais possam fazer o encaminhamento de alertas por meio do novo recurso, é preciso tão somente realizar o cadastro na plataforma IDAP, que conta atualmente com todos os órgãos estaduais brasileiros, além de 148 municípios, já cadastrados. A nova sistemática não altera o funcionamento das ferramentas já disponibilizadas para a população até agora.
Fontes