A versão iOS do Telegram chamou a atenção na semana passada quando perceberam e divulgaram que o app estava permitindo a criação de posts pagos em certos canais. O recurso burlava a App Store, não permitindo que a Apple recebesse sua grossa fatia de 30% nessas transações - o que resultou na remoção completa dessa possibilidade agora.
O Telegram chegou a se pronunciar anteriormente, dizendo que o recurso de posts que você paga para ver o conteúdo não era uma iniciativa da plataforma, mas sim dos próprios usuários instalando bots de terceiros para "monetizar suas criações". De todo modo, a Apple ficou obviamente descontente com essa possibilidade de mover dinheiro no iOS sem usar os mecanismos da App Store, então ela foi removida.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como estavam funcionando os posts pagos no Telegram.Fonte: 9to5Mac
Chefe do Telegram chama Apple de monopólio
A política da Apple de exigir pagamentos pela sua plataforma, aplicando uma pesada taxa, vem sendo criticada por diversas empresas há tempos, e o pessoal do Telegram está entre os mais críticos. Então não é surpresa que neste momento o CEO do app de mensagens tinha comentários a fazer sobre o assunto:
"Este é apenas mais um exemplo de como um monopólio de trilhão de dólares abusa da sua dominância de mercado em detrimento a milhões de usuários que estão tentando monetizar seu próprio conteúdo" - declarou Pavel Durov, CEO do Telegram.
O executivo falou ainda de sua esperança em ver órgãos regulatórios oficiais diminuírem a força da Apple: "Espero que os reguladores da União Europeia, Índia e outros lugares comecem a tomar ações antes que a Apple destrua mais sonhos e esmague mais empreendedores com uma taxa que é maior do que qualquer imposto de governo."
Fontes