A Apple precisou tomar uma medida rápida para atender uma série de reclamações da comunidade após começar a exibir mais anúncios na App Store. Tudo começou com as novas medidas de obtenção de receita implementadas pela Maçã, que entraram no ar nesta semana e já geraram várias críticas nas redes sociais.
E o motivo não era somente a quantidade de publicidade crescente na plataformas, mas principalmente o teor desses anúncios: vários dos itens listados automaticamente nada tinham a ver com os aplicativos listados e alguns eram até mesmo proibidos para a mesma faixa etária que é público-alvo do programa ou jogo buscado.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Críticas pesadas
O problema mais recorrente, de acordo com as reclamações dos usuários, é a presença de anúncios de jogos de azar, cassino e máquinas caça-níqueis. Esse é um tema ainda bastante delicado, um campo nebuloso de regulação e que pode gerar prejuízos caso caia na mão de crianças ou até de pessoas em recuperação de um processo de vício em apostas.
Até mesmo propaganda de chat de conteúdo adulto e de relacionamentos apareceram em buscas de aplicativos infantis ou de aconselhamento marital.
These App Store ads are something…
— Basic Apple Guy (@BasicAppleGuy) October 26, 2022
Reading? You might also like: Adult Video Chat
In Therapy for Addictions? You might also like: Gambling
Streaming Disney? You might also like: California Psychics
Improving your Marriage? You might also like: Hinge Dating pic.twitter.com/lMlgHT0AgK
Além das reclamações do público, diversos desenvolvedores foram às redes sociais para criticar a Maçã e pedir mudanças na política de anúncios. Os criadores de ferramentas não querem ver seus softwares associados a essa temática, mesmo que seja em forma de anúncio automatizado.
O site MacRumors compilou vários desses protestos, todos com conteúdos parecidos em tom. O programador Marco Arment, criador do popular agregador de podcasts Overcast, mostrou seu descontentamento ao ver o próprio app ao lado de sites de cassino.
Now my app’s product page shows gambling ads, which I’m really not OK with.
— Marco Arment (@marcoarment) October 25, 2022
Apple shouldn’t be OK with it, either.
The App Store has corrupted such a great company so deeply. They make so much from gambling and manipulative IAPs that they don’t even see the problem anymore. https://t.co/MnNlf7k0kT
"A App Store corrompeu uma empresa grande de forma muito profunda. Eles ganham tanto com jogos de azar e compras manipuladoras que nem enxergam mais o problema", disse.
O que diz a Apple
Nesta quarta-feira (26), a companhia anunciou uma pausa na exibição de certas categorias de produtos em forma de anúncio na loja digital do iOS, incluindo cassino e caça-níqueis, sem dar um prazo ou uma possível solução.
Fontes