A App Store ganhou novos espaços para a exibição de anúncios relacionados aos aplicativos disponíveis na loja oficial do iOS, aumentando a exposição de publicidade para os desenvolvedores. Eles começaram a aparecer na plataforma ontem (25), para usuários de praticamente todo o mundo — a novidade só não foi implementada na China.
De acordo com a Apple, esses novos canais de anúncios permitem “impulsionar a descoberta de aplicativos em mais momentos na loja virtual, como quando os clientes chegam à plataforma pela primeira vez, pesquisam algo específico e navegam em busca de apps para download”. Um dos espaços é a guia “Hoje”.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Utilizada anteriormente para mostrar conteúdos escolhidos criteriosamente por uma equipe de curadores da Maçã, a guia localizada na página inicial da App Store também exibirá anúncios feitos pelos desenvolvedores. Para deixar claro que se trata de uma ação publicitária, eles aparecem em um fundo azul e acompanhados de um ícone, diferente das sugestões.
Os novos blocos de anúncios na App Store já começaram a ser exibidos.Fonte: Apple/Divulgação
Outro espaço que passou a mostrar anúncios na App Store é a seção “Você também pode gostar”. Neste caso, a Apple começou a permitir que os programadores promovam seus apps até mesmo nas páginas de outros softwares, ficando visíveis enquanto o usuário faz suas pesquisas.
Aumento de receita
Com a estreia dos novos espaços para a exibição de anúncios na App Store, a loja oficial de apps para os dispositivos da Maçã agora oferece quatro opções para as ações publicitárias dos desenvolvedores. As outras duas são os resultados de pesquisa baseados em palavras-chave e a seção “Sugeridos” da guia “Pesquisar”.
Essa expansão das áreas disponíveis para a divulgação das campanhas publicitárias dentro da loja virtual faz parte de um esforço maior da gigante de Cupertino para aumentar seus ganhos com anúncios. O objetivo da marca é triplicar a receita atual, conforme revelou o analista Mark Gurman em agosto.
De acordo com ele, a Apple quer faturar pelo menos US$ 10 bilhões por ano com publicidade, em um futuro próximo, o equivalente a R$ 53,5 bilhões pela cotação atual. Para chegar a estas cifras, a big tech também planeja exibir anúncios nos resultados das pesquisas realizadas no aplicativo Maps, a partir de 2023.