Um recurso prometido ainda no Android 11 pela Google deve, finalmente, fazer sua estreia no Android 13. Estamos falando da possibilidade de usar o aplicativo de mídia do seu celular para trocar facilmente e de maneira fluida entre caixas de som e outros dispositivos do tipo que estejam pareados ao aparelho.
A descoberta vem do blog Esper, pelo criador Mishaal Rahman, que descobriu um jeito de habilitar a função antes dela ser distribuída oficialmente pela Google. Com a novidade - que na verdade foi anunciada em 2020 para o Android 11 - seus diferentes dispositivos pareados aparecem em lista no app de mídia e é só apertar em um diferente para trocar onde está tocando música de maneira fluida.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Configurações de troca de dispositivos habilitadas no Android 13.Fonte: Esper
Aproveitando a função, Rahman conseguiu habilitar também um recurso chamado Stream Expansion, que pode ser traduzido como "expansão do fluxo". O que isso faz é trazer a possibilidade de ter mais de um de seus aparelhos de som conectados funcionando ao mesmo tempo para tocar a música ou mídia. Pode ser uma boa para ter várias caixas de som e criar um efeito meio "surround".
As medidas para habilitar a troca fluida de dispositivos no Android 13 estão disponíveis no Github, e exigem um pouco de conhecimento de programação pra fazer. Para quem não quiser se aventurar, a Google deve distribuir a atualização com a função em breve, sem a necessidade de você fazer qualquer configuração manual. Só não temos ainda uma data específica para isso começar a acontecer.
Fontes