O recurso DirectStorage 1.0 foi apresentado pela Microsoft no início do ano, uma tecnologia que permite reduzir o tempo de carregamento em jogos de PC. Recentemente, a companhia de Bill Gates confirmou que está trabalhando na atualização DirectStorage 1.1, que trará algumas melhorias aos jogadores.
Apesar de ser um ótimo recurso, a primeira versão do DirectStorage melhorou apenas o carregamento em jogos de consumidores com PCs que possuem armazenamento NVMe. Neste caso, os dados são enviados a CPU para descompressão e, então, chegam ao GPU do computador.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Em breve, o DirectStorage 1.1 deixará de realizar a descompressão por meio do CPU e descompactará usando a própria placa de vídeo. Por conta da otimização das GPUs para realizar operações paralelas, a novidade deve melhorar consideravelmente as velocidades em diferentes PCs.
Comparação entre as versões 1.0 e 1.1; a companhia também revelou que vai disponibilizar um kit de desenvolvimento de software para os desenvolvedores de jogos.Fonte: Reprodução
Atualização do DirectStorage
Para apresentar a novidade, a Microsoft publicou uma imagem demonstrando a descompactação da GPU em comparação com a descompactação da CPU. Além do tempo reduzir de 2,36 segundos para 0,8 segundos com a GPU, o uso da CPU caiu de 100% para 15,08%.
É importante destacar que a atualização funcionará em todas as placas de vídeo que oferecem suporte ao Shader Model 6.0 — e deve funcionar ainda melhor em computadores com DirectX12 Ultimate. Por enquanto, não foi revelada nenhuma previsão sobre a data de lançamento, mas a Microsoft afirma que o DirectStorage 1.1 funcionará normalmente nos sistemas Windows 10 e Windows 11.
Fontes
Categorias