Nesta segunda-feira (26), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o WhatsApp estão lançando um pacote de figurinhas na temática das eleições de 2022. Além de criar engajamento entre os eleitores, a ação visa estimular os usuários a checar as informações recebidas por meio do aplicativo de mensagens.
Ao todo, são 12 figurinhas estáticas e uma animada, seguindo a temática de desinformação nomeada “Vamos juntos combater as informações falsas”. Com a parceria, o WhatsApp visa combater o compartilhamento de informações falsas no aplicativo, além de trabalhar para oferecer ferramentas confiáveis aos usuários.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Figurinhas estáticas lançadas pelo WhatsApp em parceria com o TSE.
Como baixar as figurinhas do TSE do WhatsApp
A instalação das figurinhas exige o aplicativo Sticker.ly, que está disponível no Android e no iOS. Veja como fazer:
- No seu celular, clique neste link e abra a página das figurinhas
- Clique no botão azul "Get Stickers"
- Com o app Sticker.ly instalado no celular, aguarde a página carregar e clique em Adicionar ao WhatsApp.
- Espere a exibição do anúncio e conclua o procedimento. As figurinhas aparecerão no catálogo de stickers do WhatsApp.
TSE e WhatsApp
Há algum tempo, o WhatsApp firmou um acordo com o TSE para reduzir casos de notícias falsas e, desde então, já implementou algumas iniciativas para ajudar a garantir a integridade das eleições, como um canal para denunciar contas suspeitas de disparar informações em massa.
A companhia também realizou seminários para informar os servidores do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) sobre as opções criadas para combater a desinformação. Para reforçar a iniciativa, o WhatsApp lançou contas oficiais dos TREs da Bahia, Paraíba, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins, respondendo as diferentes dúvidas dos eleitores.
Em nota oficial, a companhia também revelou que o Tira-Dúvidas do TSE foi atualizado com uma função para permitir que os eleitores busquem por assuntos referentes ao processo eleitoral — os conteúdos são verificados por um grupo de organizações de checagem de fatos. Se o assunto não retornar com nenhuma informação, a mensagem será encaminhada para o grupo de checadores.
Fontes
Categorias