A versão mais recente do sistema operacional dos iPhone finalmente chegou, e não dispensou novidades em relação ao seu antecessor. O iOS 16 tem mudanças bastante visíveis para os usuários e outras que já são um pouco mais escondidas.
A nova atualização é compatível com iPhone a partir do 8, porém nem todos os celulares recebem as melhorias por completo. Com alguns ajustes pedidos pelos usuários e detalhes que vieram para ficar, o novo iOS parece ter conquistado a maioria dos fãs.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
No artigo do TecMundo de hoje, apresentamos as quatro principais diferenças entre o iOS 16 e o iOS 15, para você conferir se vale a pena — ou não — atualizar seu iPhone para a nova versão.
1. Tela de bloqueio
A mudança mais visível entre o iOS 15 e o iOS 16 está na tela de bloqueio. Antes, marcada principalmente pelo relógio e as notificações, agora recebeu várias opções de personalização.
No novo iOS, você pode escolher entre diferentes cores para o relógio, alterar a fonte e ainda seus estilos, fazendo os modelos ficarem mais pessoais e diversos.
Outra novidade do bloqueio de tela é a possibilidade de escolher entre uma série de imagens de fundo, desde fotos determinadas, fotos aleatórias, cores únicas, pessoas, emojis, coleções, tempo e astronomia, por exemplo.
A tela ainda é complementada por widgets que o usuário escolhe, como relógios, app fitness, porcentagem da bateria, alarmes, lembretes e outros.
Toda essa configuração pode ser feita apenas segurando o dedo na tela de bloqueio, substituindo, desse modo, a alteração feita nas configurações do iOS 15, que eram muito mais limitadas.
E o melhor é que a tela bloqueada por si só recebeu outras mudanças padrão interessantes para complementar a personalização. As notificações agora aparecem na parte de baixo da tela e ficam escondidas até você “puxá-las” e o design, no geral, é muito mais limpo e destacado — o cadeado do modo de bloqueio, por exemplo, diminuiu consideravelmente.
2. Edição e gerenciamento de fotos e vídeos
O iOS 16 muda bastante o modo como você edita, gerencia e compartilha suas fotos. A chegada do Live Text, sozinha, já é digna de aplausos e arrancou diversos comentários positivos do público.
Uma das novas funções do Live Text é a possibilidade de fazer figurinhas de maneira simples e inédita. Basta abrir a foto desejada e manter seu dedo pressionado em uma pessoa, animal ou objeto para recortar o elemento. O iPhone detecta automaticamente o que você deseja selecionar e o destaca para você colar em outro app.
the best iOS 16 feature is being able to automatically cut people out of a photo and create a transparent PNG ?? pic.twitter.com/HVR7CISZQv
— Tom Warren (@tomwarren) September 19, 2022
E não para por aqui! O Live Text no iOS 16 também permite a tradução de textos e a conversão a partir de fotos. A chegada do recurso substitui a necessidade de usar apps externos para tradução de textos de imagens.
Ainda nas fotos, o iOS 16 oferece aprimoramentos nas galerias. Agora os usuários podem colocar senha em seus álbuns para evitar que terceiros visualizem suas mídias, oferecendo mais privacidade.
Além disso, temos galerias com bibliotecas compartilhadas, adição pedida há muito tempo pela comunidade. O recurso permite dividir as fotos com amigos e familiares, o que pode ser muito útil durante uma viagem, quando todo mundo só tira fotos no celular com a melhor câmera.
No iOS 16, é só criar álbuns compartilháveis no iCloud, dando acesso a vários usuários simultaneamente. E o melhor é que é possível tirar as fotos já no modo de compartilhamento.
3. Segurança e privacidade
Assim como a maioria dos seus antecessores, incluindo o iOS 15, o iOS 16 tem diversas mudanças de segurança e privacidade para os usuários. Agora, por exemplo, é exibido um alerta caso os airpods não sejam originais — mesmo assim, é possível continuar utilizando-os.
Entrando nos updates mais interessantes, temos o Safety Check, adição das configurações de Privacidade e Segurança que ajuda você a proteger sua segurança pessoal, identificando pessoas e apps que têm acesso à sua localização e permitindo revogá-los a qualquer momento.
No iOS 16 temos também o Lockdown Mode, voltado para ataques cibernéticos avançados, que restringe o funcionamento do celular. Porém, tem um público bem mais específico.
Outra mudança é a visualização e o compartilhamento facilitado de redes wi-fi que estejam conectadas ao seu iPhone. Dessa forma, o processo de compartilhamento de senha com familiares e amigos.
Por último, faça o teste: no iOS 16, o Face ID funciona também na horizontal.
4. Aplicativos no iOS 16
Uma série de aplicativos nativos do iOS receberam atualizações em sua décima sexta versão. O iMessage, por exemplo, é capaz de editar e excluir mensagens já enviadas e os usuários do Mail poderão desfazer o envio de e-mails em um período curto imediatamente após o envio.
O iOS 16 apresenta, também, novos adesivos de Memoji e opções de personalização, o app Fitness está de forma nativa e não apenas para quem tem Apple Watch, além de detecção de contatos duplicados na agenda e de fotos na galeria.
E isso sem contar diversas outras que não couberam mencionar aqui, como Modo Foco aprimorado, SharePlay pelo Mensagens, Itinerário no Mapas com múltiplas paradas, Aplicativo Casa renovado e Game Center redesenhado.
E para você, qual foi a melhor diferença entre o iOS 15 e o iOS 16? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais!