Uma pesquisa realizada pela Reuters em parceria com a Universidade de Oxford concluiu que mais da metade dos brasileiros confia pelo menos um pouco nas notícias que recebe por WhatsApp. Os resultados apontam também o nível de confiança para notícias encontradas no Google, no YouTube e recebidas pelo Facebook e Instagram.
Foram entrevistadas 2.000 pessoas no Brasil a respeito da confiabilidade das notícias que elas encontram online. Somando as respostas que dizem "confiar muito" e "confiar um pouco", 53% dos participantes disseram confiar no WhatsApp.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Google teve o maior índice de confiabilidade, com 57% dos entrevistados dizendo que confiam um pouco ou muito nas notícias da plataforma. Os outros apps não conseguiram chegar aos 50%. O YouTube ficou com 46%, o Facebook teve 40% e o Instagram teve a menor porcentagem, com 39% dos entrevistados dizendo que confiam ao menos um pouco nas notícias encontradas na plataforma.
O sucesso do WhatsApp na confiança das pessoas tem a ver com o nível de familiaridade de seus usuários com a plataforma, segundo avalia Camila Mont'Alverne, autora principal do relatório de pesquisa da Reuters. Ela diz que "o fato de serem plataformas que as pessoas utilizam bastante e nas quais veem uma utilidade provavelmente está conectado com os níveis de confiança."
Fontes