Os iPhones com o sistema operacional iOS 16 instalado estão recebendo um alerta quando tentam conectar AirPods falsos. Os usuários de dispositivos da Apple são avisados de que o dispositivo não pode ser verificado com uma mensagem. Um botão grande de “Não Conecte” é exibido com o aviso.
Isso não impede, porém, que os AirPods sejam utilizados nos aparelhos da empresa. O dispositivo pode ser conectado via Bluetooth, mas a Apple avisa que "estes fones não conseguiram ser verificados como AirPods genuínos e podem não se comportar como o esperado".
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Aviso sobre AirPods falsos no iOS 16.
Como identificar um AirPod original
Há uma estimativa de que os AirPods falsos causam um prejuízo estimado em mais de US$ 3 bilhões por ano para a Apple. Os dispositivos não verificados ainda podem ultrapassar o limite de volume e provocar danos à saúde dos usuários.
Para identificar um aparelho original, a maneira mais segura era obter o número de série, que é a impressão digital do produto. Para encontrar a informação, basta tocar no botão “Mais informações” na opção AirPods.
O número de série está impresso no estojo original na parte inferior da tampa aberta ou na caixa autêntica dos AirPods, no código de barras da parte traseira. Nos fones de ouvido, a informação também pode ser encontrada na cabeça dos altos falantes. Depois de conseguir o número de série, é possível verificar consulta a garantia dos produtos Apple.
Infelizmente, alguns fabricantes de AirPods falsos usam os números de série de dispositivos originais. Por isso, é importante ficar atento às diferenças de preço, procedência dos aparelhos e aos detalhes na embalagem e nos próprios fones de ouvido.
No entanto, a garantia de que o AirPod é realmente legítimo só acontece com a compra realizada nas lojas da Apple e em revendedores autorizados.
Fontes
Categorias