Durante o evento de anúncio do novo iPhone 14, a Apple confirmou que o iOS 16 estará disponível para todos a partir da próxima segunda-feira (12). Na data, a nova versão do sistema operacional móvel poderá ser baixada por todos os usuários com modelos compatíveis.
O iOS 16 traz uma cara renovada para os iPhones. Desde a tela bloqueada, que agora tem mais opções de customização, até novas opções de segurança, a Apple promete um sistema ainda mais interativo e inteligente.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Tela de bloqueio do iOS 16 permite que o usuário faça mais personalizações.
Quais iPhones são compatíveis com o iOS 16?
Os seguintes modelos do iPhone são compatíveis com a atualização do iOS 16:
- iPhone 14, 14 Plus, 14 Pro e 14 Pro Max
- iPhone 13, 13 mini, 13 Pro e 13 Pro Max
- iPhone 12, 12 mini, 12 Pro e 12 Pro Max
- iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max
- iPhone XS e XS Max
- iPhone XR
- iPhone X
- iPhone 8 e 8 Plus
- iPhone SE (2ª geração ou posterior)
Com isso, os modelos iPhone 7 e iPhone 6s, por exemplo, não receberão a atualização. O mesmo acontece com o primeiro iPhone SE, lançado em 2016.
O que o iOS 16 tem de novo?
As notificações na tela de bloqueio do iOS 16 estão mais sóbrias, e agora partem da área inferior. É um visual agradável e que separa melhor, inclusive, as notificações dependendo do modo de Foco. Essa é outra grande novidade do sistema, que agora pode criar "áreas de trabalho" diferentes para cada tipo de ocasião — seja uma para o trabalho, outra para estudos, um modo para relaxar e ficar longe de notificações.
Ainda na tela de bloqueio, que é um dos grandes destaques, a Apple agora permite que o usuário adicione widgets com atalhos práticos. O visual, inclusive, é bastante inspirado no Apple Watch. Com isso, o usuário também pode alterar a fonte das horas, usar emojis e incluir fotos com efeito de profundidade.
iOS 16 permite incluir widgets na tela de bloqueio.
Outra característica legal do iOS 16 é que o usuário pode configurar diferentes telas de bloqueio. Essa personalização também se estende ao modo de Foco, ou seja, quando o usuário sair do Não Perturbe para o modo "Pessoal", por exemplo, ela é automaticamente alterada.
O iOS 16 ainda traz duas novas pastas ("Itens Ocultos" e "Apagados") que são protegidas por senha. Também é possível, com a atualização, ler textos em vídeos usando a ferramenta Text Live.
Como atualizar o iPhone para o iOS 16?
Assim que estiver disponível para download, a atualização do iOS 16 poderá ser baixada e instalada da seguinte forma:
1. Abra o aplicativo "Ajustes" do iPhone
2. Selecione a opção "Geral"
3. Toque em "Atualização de Software" e aguarde o sistema buscar pelo update
4. Nessa mesma tela, toque em "Instalar Agora" e aguarde o processo finalizar