Uma pesquisa encomendada pela Mobile Time concluiu que quase metade dos brasileiros estaria disposta a pagar por recursos extras no WhatsApp. Dos participantes, 43% responderam que assinariam uma suposta modalidade "premium" do popular aplicativo de mensagens.
A pergunta da pesquisa é: "Se o WhatsApp lançasse uma versão 'premium', com funcionalidades exclusivas e melhor performance, você assinaria?". As opções de respostas envolviam faixas de preço também, e a maioria das pessoas dispostas a pagar pagaria até R$ 5 ao mês. Dos entrevistados, 2% aceitariam pagar até R$ 50 ao mês.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Distribuição das respostas sobre um possível WhatsApp "premium".Fonte: Mobile Time
O modo como foi feita a pergunta é curioso. Não são citadas quais seriam essas "funcionalidades exclusivas", mas 43% dos entrevistados imaginam que valeria a pena pagar por elas. Também seria curioso ver como o app justificaria ter uma "melhor performance" apenas para usuários pagantes.
Todo modo, a maioria dos entrevistados não pagaria por uma versão "premium" do WhatsApp, somando 57% dos participantes que disseram "não". A pesquisa foi feita entre os dias 13 e 27 de julho, e entrevistou um total de 2.073 pessoas, com mais de 16 anos e possuidoras de um smartphone com acesso à internet. A margem de erro é de 2,1 pontos.
Fontes