O WhatsApp confirmou que a função de Comunidades, que permitirá agregar vários grupos em uma corrente de mensagens, será lançada no Brasil apenas em 2023. A Meta, responsável pelo aplicativo de mensagens, comunicou o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo sobre a decisão.
Após receber uma sugestão de adiamento da função, a companhia já havia confirmado que o lançamento da função não ocorreria em 2022 no Brasil. Agora, a empresa garante que deixará a disponibilização das Comunidades para algum momento do ano que vem.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“Estamos entusiasmados com o valor que a funcionalidade 'Comunidades' trará para que organizações sociais e empresas possam gerenciar suas conversas em grupo", disse um porta-voz da Meta. "Enquanto estamos progredindo, não temos a expectativa de lançar 'Comunidades' no Brasil antes de 2023."
Foco nas eleições
A decisão de adiar o lançamento das Comunidades do WhatsApp para 2023 está diretamente ligada ao período eleitoral no Brasil. A novidade permitiria distribuir mensagens para grupos com mais agilidade, facilitando a disseminação de notícias falsas durante o período das eleições.
A Meta já anunciou esforços para manter suas redes sociais saudáveis durante períodos de eleições. Por causa disso, a empresa já estava ciente que a chegada do recurso no Brasil iria atrasar — o desenvolvimento para outros locais segue ativo.
O primeiro turno das eleições de 2022 ocorre em 2 outubro, enquanto um eventual retorno às urnas está marcado para o dia 30 do mesmo mês.
Fontes