Um pouco antes do habitual, o Google lançou oficialmente, nesta segunda-feira (15), a versão final do Android 13. Já disponível para usuários da linha Pixel, da própria empresa, a nova versão do sistema operacional traz um novo visual para os celulares e tablets, além de mais ferramentas de segurança e privacidade.
Em um comunicado, o Google confirmou que o Android 13 será lançado para dispositivos de outras empresas ainda neste ano. Entre elas estão Samsung, Motorola, Asus, HMD (Nokia), iQOO, OnePlus, Oppo, Realme, Sony, Sharp, Xiaomi e mais.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O lançamento de hoje do Android 13 é compatível com modelos a partir do Pixel 4. Até então, outras fabricantes ainda não anunciaram um calendário exato de lançamento para os seus principais aparelhos no mercado.
Um sistema renovado
Com o Android 13, o Google introduziu uma das maiores mudanças de visual do sistema até então. Foram recriados widgets e a linguagem de design Material You agora é estendida para o tema, aplicativos e áreas do sistema com base na cor do papel de parede utilizado.
Em termos de segurança, a atualização também permitirá que o usuário selecione quais fotos poderão ser acessadas pelo aplicativo, eliminando a necessidade de fornecer uma permissão geral para todos os arquivos.
A área de transferência também evitará que informações sensíveis sejam mantidas por mais tempo. Assim, ao copiar um endereço, e-mail, telefone e afins, o sistema automaticamente limpará o histórico. Outra novidade é sobre as notificações: com o Android 13, os aplicativos precisarão explicitamente pedir permissão para enviá-las.
Categorias