Sistema operacional móvel mais popular da atualidade, o Android vai ganhar uma nova versão, que será lançada até o final de 2022 trazendo várias melhorias e recursos inéditos. Mas para chegar ao Android 13, o software passou por inúmeras mudanças ao longo do tempo.
Desenvolvido originalmente para câmeras digitais, ele nasceu em 2003. Os planos mudaram depois da venda da Android Inc, responsável pelo sistema, para a Google, que o direcionou para os celulares.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Relembre, a seguir, a evolução do sistema desde a sua primeira versão até o Android 13.
Android 1.0
Android 1.0 (2008).Fonte: Wikimedia Commons
O primeiro Android trouxe navegador móvel, sincronização com o Gmail, Google Maps, YouTube e a loja Android Market. O Android 1.1 veio logo depois, com pequenas correções.
Android 1.5 Cupcake
Android 1.5 (2009).Fonte: Wikimedia Commons
Com a versão, vieram o primeiro teclado na tela, widgets, telas girando automaticamente e a capacidade de postar vídeos no YouTube pelo telefone.
Android 1.6 Donut
Android 1.6 (2009).Fonte: Wikimedia Commons
O suporte às redes CDMA foi o grande atrativo da atualização, que também trouxe compatibilidade com telas de tamanhos variados, caixa de pesquisa rápida e galeria de imagens.
Android 2.0 Eclair
Android 2.0 (2009).Fonte: Wikimedia Commons
Introduziu melhorias na câmera, conversor de voz em texto, papéis de parede animados e reprodução de vídeos.
Android 2.2 Froyo
Android 2.2 (2010).Fonte: Wikimedia Commons
Incluiu suporte ao Flash no navegador do sistema, a possibilidade de usar o celular como modem 3G e comandos de voz para várias tarefas.
Android 2.3 Gingerbread
Android 2.3 (2010).Fonte: Wikimedia Commons
O update permitiu habilitar recursos com NFC, além de trazer uma interface atualizada e suporte à câmera frontal.
Android 3.0 Honeycomb
Android 3.0 (2011).Fonte: Wikimedia Commons
Destinado aos tablets, o Android Honeycomb exibia uma interface adaptada para displays grandes, com a cor azul em destaque e versões virtuais para os botões Home, Voltar e Menu.
Android 4.0 Ice Cream Sandwich
Android 4.0 (2011).Fonte: Wikimedia Commons
Desbloqueio facial, novos apps de e-mail e calendário, gesto de deslizar para descartar notificações e o monitoramento de dados foram as principais inovações do Android 4.0.
Android 4.1 Jelly Bean
Android 4.1 (2012).Fonte: Wikimedia Commons
Melhorias na reprodução de áudio e vídeo, novos recursos de notificações e o Google Now estavam entre as estreias da versão Jelly Bean, que foi lançada em 2012.
Android 4.4 KitKat
Android 4.4 (2013).Fonte: Wikimedia Commons
Marcou uma das grandes modificações visuais do sistema, aproximando a experiência com as edições atuais. Além disso, a versão 4.4 introduziu a frase “Ok, Google” para acionar o Google Now.
Android 5.0 / 5.1 Lollipop
Android 5.0 (2014).Fonte: Wikimedia Commons
Outra reformulação visual chegou, baseada na linguagem Material Design, além da compatibilidade com dual-SIM e ferramentas de segurança aprimoradas.
Android 6 Marshmallow
Android 6 (2015).Fonte: Wikimedia Commons
Trouxe suporte nativo para desbloqueio por digital, gerenciamento de bateria otimizado, compatibilidade com USB-C, Android Pay e a funcionalidade Now on Tap.
Android 7.0 Nougat
Android 7 (2016).Fonte: Wikimedia Commons
O modo de tela dividida e a alternância rápida entre apps foram algumas das novidades, assim como o compilador JIT promovendo um melhor aproveitamento de hardware.
Android 8.0 Oreo
Android 8 (2017).Fonte: Wikimedia Commons
Modo picture-in-picture nativo e o preenchimento automático de formulários e senhas estão entre os recursos experimentados no lançamento.
Android 9 Pie
Android 9 (2018).Fonte: Wikimedia Commons
Navegação por gestos mais intuitiva, recursos de bem-estar digital e algoritmos aprimorados para gerenciar a energia e o brilho da tela estrearam aqui.
Android 10
Android 10 (2019).Fonte: Wikimedia Commons
Suporte às telas dobráveis, modo escuro em todo o sistema e maior controle sobre as permissões de apps foram os destaques do Android 10.
Android 11
Android 11 (2020).Fonte: Wikimedia Commons
Nesta atualização, vieram a gravação de tela nativa, notificações de conversas agrupadas em balões flutuantes e novas opções de emojis.
Android 12
Android 12 (2021).Fonte: Wikimedia Commons
O Android mais recente ganhou a interface com a linguagem Material You, animações mais fluidas, maior controle no acesso à câmera e ao microfone e localização aproximada.
Android 13
Android 13 (2022).Fonte: Wikimedia Commons
Já a próxima versão do Android deve ganhar um novo painel de segurança e privacidade, suporte ao Bluetooth LE Audio e definição de idioma para cada app instalado, entre outras funções. O lançamento está cada vez mais próximo e deve ocorrer dentro das próximas semanas, segundo o Google.
Categorias