O Google tem um novo conjunto de regras e políticas que serão implementadas na Play Store ao longo dos próximos meses, a fim de proteger a privacidade dos usuários e melhorar a usabilidade de apps no Android. Entre os destaques, anúncios intrusivos serão proibidos e apps falsos que se passam por oficiais serão derrubados com mais frequência da Google Play Store.
Quem costuma jogar pequenos games no Android vai notar a maior mudança na proibição de anúncios invasivos. A partir de 30 de setembro de 2022, apps não poderão mais mostrar propagandas em tela cheia "do nada". Ou seja, antes do jogo carregar, quando clica numa nova fase ou simplesmente de maneira aleatória durante o gameplay.
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Exemplo de anúncio invasivo em tela cheia.Fonte: Google
A nova regra determina ainda que nenhuma propaganda em tela cheia vai poder durar mais de 15 segundos antes de deixar o usuário fechar - somente aquelas que o usuário optar por ver em troca de algum benefício no jogo.
Banimento de apps falsos
Outra mudança importante nas políticas é o banimento de apps "impostores", que usam nomes e logos parecidos com aplicativos maiores para serem baixados por usuários insuspeitos da Play Store. A partir de 31 de agosto, o Google promete pegar mais pesado com esse tipo de aplicativo.
Exemplos de apps "impostores" que aparecem na Google Play.Fonte: Google
A atualização das políticas inclui ainda o banimento de apps que espalham desinformação sobre saúde, determina mudanças no uso da VPN por aplicativos, e traz novas configurações para desenvolvedores.
A lista completa e detalhada está disponível no post oficial da Google.
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