Há algumas semanas, a Microsoft já havia anunciado o fim do Windows 8.1 para o início de 2023. Agora, a companhia começou a enviar as primeiras notificações para usuários que ainda utilizam o sistema operacional em suas máquinas.
O aviso dá ao usuário três opções: lembrar após a data que marca o fim do suporte ao SO; apenas lembrar o usuário novamente em breve; ou entender mais sobre o fim das atualizações, sendo redirecionado para o site da empresa.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Notificação da MicrosoftFonte: XDA Developers/reprodução
A Microsoft vai encerrar as atualizações do Windows 8.1 em 10 de janeiro de 2023, acabando com o lançamento de patches de segurança, e nem mesmo haverá a possibilidade de que os usuários paguem atualizações estendidas com o Extended Security Update (ESU) para continuar usando a plataforma.
Fracasso
Considerado um grande fracasso, a plataforma não obteve o sucesso esperando durante seu lançamento em 2013. O SO foi criado para corrigir as falhas do Windows 8, trazendo visual mais refinado, colorido, e muito similar a interface de smartphones. Todavia, a investida da companhia de Bill Gates não foi feliz, e mais uma vez se tornou um grande desastre.
Mesmo assim, algumas empresas ainda adotam o Windows 8.1 como seu sistema operacional. Com o fim das atualizações, essas máquinas ficarão mais suscetíveis a malwares, ramsonwares, e aplicativos mal-intencionados.
Com isso em mente, a dica é migrar para uma versão mais recente do sistema operacional. Se a sua máquina possui os requisitos necessário, a opção mais recente é o Windows 11 — veja como instalar aqui.
Fontes