Embora tenha consolidado uma forte parceria com o Google no segmento de celulares, a Samsung ainda não adotou o sistema operacional Google TV ou Android TV em suas Smart TVs. Mesmo com as vantagens da plataforma, como recomendações inteligentes e interface unificada, a empresa sul-coreana tem um motivo para não usar o software em suas televisões: a companhia possui uma solução proprietária e que é bastante popular.
As Smart TVs da Samsung são enviadas de fábrica com o sistema operacional Tizen, desenvolvido pela Samsung com o Linux. Versátil, a solução transforma os dispositivos da sul-coreana em conjuntos completos de multimídia, contando com diversas opções de ajustes e funções em uma interface refinada.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Além disso, a solução tem outras vantagens muito atrativas tanto para a Samsung quanto para seus usuários. Em destaque, está a forte integração com o ecossistema SmartThings, também proprietário da sul-coreana, que se tornou referência no mercado e recebe investimentos frequentes da empresa.
Como o sistema é independente do Google, os usuários de TVs Samsung não possuem acesso aos recursos da marca, como a Play Store. No entanto, como o Tizen é o sistema de TVs mais usado no mundo, o ecossistema da Samsung conta com os principais apps voltados para streaming e outras soluções, como o futuro suporte nativo para o xCloud.
Além disso, ao deixar o sistema e a loja do Google de lado, a Samsung não precisa pagar taxas de licenciamento ou de venda de apps.
Interface do sistema operacional Tizen, exclusivo da Samsung. (Fonte: Samsung / Reprodução)Fonte: Samsung
É possível usar o Google TV com televisões da Samsung
Para quem gostariam de experimentar os recursos do Google TV em produtos da Samsung, ainda há uma solução — ou quase isso. Apesar de não ser possível instalar outro sistema operacional nas televisões da Samsung, pelo menos não através de meios convencionais e acessíveis, pode-se obter o aplicativo do Google TV em um celular.
Ao utilizar a versão mobile, o usuário pode aproveitar as recomendações de conteúdo feitas pelo Google TV. Em seguida, basta transmitir os filmes e séries para os aplicativos de streaming disponíveis para a Smart TV da Samsung — essencialmente, usufruindo dos principais recursos em ambas as plataformas.
Atualmente, no entanto, o app do Google TV para Android e iOS ainda conta com algumas limitações. A plataforma já conta com recursos avançados de recomendação, mas não é compatível com serviços como Netflix e Star+.