Usuários de computadores residentes na Rússia não estão conseguindo baixar o Windows 10 e o Windows 11, ficando momentaneamente impedidos de instalar as versões do sistema operacional da Microsoft. A suspensão das transferências dos arquivos foi revelada pela agência de notícias TASS, no domingo (19).
Segundo a publicação, os primeiros relatos de erros durante a tentativa de baixar as ISOs do Windows surgiram ao longo do final de semana, ganhando destaque rapidamente nas redes sociais locais. O bloqueio foi confirmado por vários veículos internacionais.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O BleepingComputer é um dos sites que tentou realizar o download das ferramentas de instalação das duas edições do software, a partir de um servidor VPN baseado no território russo. Porém, os testes terminaram com a mensagem de erro “404 - Arquivo ou diretório não encontrado”.
Mensagem de erro exibida ao tentar baixar o Windows na Rússia.Fonte: BleepingComputer/Reprodução
Em algumas tentativas, especialistas da página até conseguiram baixar a ferramenta de criação de mídia do Windows 11, mas outra mensagem de erro era exibida ao executá-la, impedindo a realização do procedimento. “Por algum motivo desconhecido, esta ferramenta falhou ao ser executada no seu computador”, dizia a notificação.
Sanção à Rússia?
A Microsoft não se pronunciou sobre o bloqueio do download do Windows 10 e 11 na Rússia, até o momento. Dessa forma, não foi possível saber se a suspensão está relacionada a algum erro nos servidores locais, se a gigante de Redmond bloqueou as transferências intencionalmente ou se foi uma determinação do governo de Vladimir Putin.
Uma das hipóteses levantadas diz respeito a uma possível sanção da Microsoft ao Kremlin, por causa da guerra na Ucrânia. Recentemente, a big tech suspendeu as vendas de seus produtos por lá, bloqueou contas de desenvolvedores russos no GitHub e anunciou a demissão de 400 funcionários no país.
O uso de VPN, buscando servidores fora da Rússia, tem sido a alternativa para contornar o bloqueio.
Fontes
Categorias