A Apple anunciou oficialmente, nesta segunda-feira (06) durante o WWDC 2022, o iOS 16. Dentre os destaques da nova versão do sistema operacional mobile da marca está a reformulação da tela de bloqueio.
De acordo com a marca, essa é a maior mudança na tela de bloqueio do software. A ideia é permitir um alto nível de personalização e também oferecer mais fluidez e usabilidade.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A partir do iOS 16, será possível personalizar vários elementos, como a fonte dos números do horário, filtros, fotos de fundo, tamanho e cores dos ícones, widgets e mais. Além das fotos da galeria do próprio usuário, o sistema terá uma seleção de imagens como sugestão, incluindo paisagens, retratos abstratos, emojis e mais.
Os widgets poderão ser para informar sobre o clima, notícias e Uber (para saber quanto tempo o carro levará para chegar até você), por exemplo.
E por causa da nova tela, que permitirá muitos mais elementos visuais, as notificações agora aparecem na parte inferior do display. Os usuários poderão arrastar a tela para cima caso eles queiram ter acesso a todas as notificações dos aplicativos.
Outras features
O iOS 16 também verá com várias melhorias de recursos já lançados pela Apple, como o Live Text (que traduz textos em tempo real) e SharePlay (que permite ouvir músicas e ver filmes, vídeo e séries com amigos).
O Live Text, que é parecido com o Google Lens, está sendo atualizado para conseguir ler textos em vídeos, além de imagens estáticas. Já o SharePlay agora está com todos os aplicativos com acesso já no FaceTime.
Confira, abaixo, outras funcionalidades do novo iOS 16:
- Mensagens: os usuários poderão editar mensagens enviadas recentemente, recuperar mensagens excluídas recentemente e marcar conversas como não lidas para que possam voltar a elas mais tarde;
- Melhorias no modo de foco: o recurso que bloqueia notificações em momentos importante agora permite uma maior personalização, podendo até receber papéis de paredes específicos, além de selecionar quais notificações são importantes no E-mail, Mensangens, Calendário e mais;
- Apple Pay later: o serviço de pagamento da Apple agora permite parcelamento. Os pagamentos podem ser realizados a cada 15 dias, com um prazo máximo de até seis semanas;
- Notícias de esporte no News: a ferramenta de notícias agora mostra notícias esportivas dos campeonatos e times favoritos do usuário. Dentre as informações mostradas estarão placares, horários de jogos e classificação dos torneios;
- Melhorias no Ditado: o aplicativo oferece uma nova experiência no dispositivo que permite aos usuários alternar entre voz e toque com fluidez. Os usuários podem digitar com o teclado, tocar no campo de texto, mover o cursor e inserir sugestões de QuickType, tudo sem precisar interromper o Ditado. Além disso, o Dictation apresenta pontuação automática e ditado emoji;
- Compartilhamento de fotos no iCloud: voltado para famílias, o recurso permite que sejam criadas pastas para criar uma grande biblioteca coletiva de fotos.
Disponibilidade
O iOS 16 já está disponível para membros do Apple Developer Program a partir de hoje e ganhará uma versão beta pública no próximo mês em beta.apple.com.
O software serã lançado como uma atualização gratuita no último trimestre do ano para iPhone 8 e posteriores para todos os usuários.