O Google voltou a atualizar a lista feita pela própria companhia que mostra a porcentagem de adoção das versões do Android no mercado global de dispositivos.
Entretanto, como já é de costuma da marca há alguns anos, o ranking agora é mais voltado para desenvolvedores para que eles tenham uma noção da taxa de usabilidade de versões mais antigas da plataforma e adequem ou não os seus aplicativos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Até por isso, esses dados agora ficam mais "escondidos" dentro do Android Studio e são renovados com pouca frequência. O site 9to5Google, porém, criou um gráfico que ajuda a melhor visualizar essas informações.
O gráfico de distribuição atual do Android.Fonte: 9 to 5 Google
De acordo com a mais nova atualização, o Android 11 ou superior (R) é a versão mais utilizada atualmente, com 28,3 da fatia de aparelhos ativos, seguido pelo Android 10 (Q) com 23,9% e a Android Pie com 16,2%. Todas as demais seguem caindo em porcentagem até a Jelly Bean, que agora só em 0,5% dos dispositivos ainda usados.
A adoção de versões levemente datadas está caindo: o Android 10, por exemplo, passou de 26,5% no último gráfico para 23,9% na lista atual.
Isso é bom ou ruim?
A falta de uma avaliação separada do Android 12 e do 12L nas estatísticas é uma opção do própria Google, já que a versão estável mais atual da plataforma deve ser compatível como todos os apps presentes na Google Play Store e, portanto, seria uma informação redundante aos desenvolvedores.
Vale lembrar que combater a fragmentação da base de usuários é uma das principais tarefas da empresa há algum tempo, tanto ao promover a troca de modelos por smartphones mais recentes quanto com fabricantes passando a oferecer mais tempo de garantia de atualizações de sistema operacional.
O Android 13 teve novas funções oficializadas pelo Google em maio de 2022, durante o Google I/O, e deve ser lançado oficialmente até o final do ano.
Fontes
Categorias