A Microsoft recomendou aos usuários do Windows 11 que desinstalem a KB5012643, uma atualização opcional que traz correções para o sistema operacional, mas está causando falhas em diversos aplicativos, principalmente os que utilizam o .NET Framework 3.5. As falhas consistem em travamentos inesperados que ocorrem desde a instalação até a atualização.
O .NET Framework é um software que carrega e executa aplicativos que não são desenvolvidos pela Microsoft. Funciona de forma parecida com a máquina virtual Java, só que é exclusivo do Windows. E foi justamente a integração dessa plataforma com determinados apps que foi afetada no desktop de quem instalou a KB5012643 para Windows 11 versão 21H2.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A boa notícia é que a falha detectada não afeta todos os aplicativos construídos em .NET 3.5 Framework. De acordo com a atualização de um documento de suporte da Microsoft publicado originalmente em 25 de abril, a empresa explicou que apenas os softwares que usam componentes como o Windows Communication Foundation (WCF) e o Windows Workflow (WWF) são afetados.
Como desinstalar a atualização KB5012643?
Fonte: Microsoft/Reprodução.Fonte: Microsoft
De qualquer forma, a Microsoft recomenda expressamente, no documento, que a atualização KB5012643 seja removida manualmente. É importante destacar que essa é uma atualização opcional, o que faz com que o número de usuários afetados seja muito menor do que quando se trata de atualizações obrigatórias, que são instaladas automaticamente.
Para desinstalar a atualização, basta seguir os seguintes passos:
- Abra o menu Iniciar e pesquise Configurações do Windows Update;
- Selecione, dentro do Windows Update, a opção Hstórico de atualização;
- Role a tela até a parte inferior e selecione Desinstalar atualizações;
- Na nova tela aberta, localize e selecione a KB5012643 na lista apresentada;
- Clique em Desinstalar.
Fontes
Categorias