Nesta sexta-feira (29), a Microsoft disponibilizou uma nova versão de prévia do Windows 11 em seu programa de testes Windows Insider. Tratando-se da compilação 22610, a novidade curiosamente perdeu o selo que a categorizava especificamente como uma "versão de prévia", sugerindo que seu desenvolvimento pode estar se aproximando do fim, dando lugar a um lançamento estável — embora ainda exija pequenas correções e melhorias.
Mais detalhadamente, a mudança não é incomum e faz parte do ciclo de desenvolvimentos do sistema operacional. Agora, é possível inferir que as novidades disponibilizadas no Canal Beta do Windows Insider — tido como o mais "fresco" entre os demais — serão de uma natureza cumulativa, deixando as grandes mudanças e compilações completas para o futuro. Estimando um prazo, pode-se esperar a próxima grande atualização para outubro deste ano, a versão 22H2 do Windows 11.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O que mudou na compilação 22610 do Windows 11?
Em suma, a principal novidade perceptível para a maioria dos usuários são as melhorias no recurso "Segurança da Família", que dispõe agora de uma tela para acompanhar localizações compartilhadas entre membros, além do monitoramento do tempo ativo de tela.
Nova tela do recurso "Segurança da Família", no Windows 11.Fonte: XDA Developers/Reprodução
Nos bastidores, a Microsoft também removeu alguns recursos, como é o caso da Barra de Tarefas otimizada para tablets, que exigiu possivelmente correções conforme os comentários dos usuários Insiders e deve retornar no futuro.
Última chance de migrar
Outra mudança notável é a mudança na distribuição de softwares nos canais do programa Windows Insider. Conforme reforçado pela Microsoft, o período para os usuários do Canal de Desenvolvedores migrarem para o Canal Beta está se encerrando, já que o primeiro retornará à etapa de "pré-lançamento", enquanto o último passará a receber as mudanças incrementais em fase de testes.
Após a instalação da compilação com o número maior, a única forma de realizar a mudança é através de uma nova instalação limpa do Windows 11, conforme alerta o XDA Developers.
Fontes
Categorias