A Apple começou a notificar desenvolvedores sobre uma nova política da App Store, a loja oficial de aplicativos de seus dispositivos móveis.
Em trinta dias, a empresa vai remover do catálogo apps e jogos que "não são atualizados há uma quantidade significativa de tempo" — cerca de dois anos, de acordo com alguns desenvolvedores que receberam o contato da empresa.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo o aviso, quem baixou ou comprou os aplicativos não sofrerá alterações e nem perderá o acesso ao programa. Além disso, os responsáveis pelos apps que desejam manter a criação na plataforma precisam enviar nos próximos 30 dias um pedido para que o sistema aceite uma atualização que faça correções, melhorias ou modificações.
.@apple is removing a few of my old games b/c they have “not been updated in a significant amount of time”
— emilia ? (@lazerwalker) April 23, 2022
Games can exist as completed objects! These free projects aren’t suitable for updates or a live service model, they’re finished artworks from years ago. pic.twitter.com/iflH70j7q4
Programadores que receberam a notificação reclamaram da novidade, já que muitos apps presentes no catálogo simplesmente não exigem atualizações tão frequentes assim — é o caso de games de outras plataformas que foram simplesmente portados ou já tiveram o suporte encerrado, por exemplo. Além disso, há vários casos de aplicativos simples e com objetivos específicos, ou desenvolvedores que não têm tempo para retomar esse projeto e deixar tarefas atuais de lado.
Contatada pelo site The Verge, a Apple não comentou oficialmente o assunto. A página de suporte da App Store é o máximo de informações liberadas pela companhia, que cita a "reavaliação de apps" e a "remoção de aplicativos que não mais funcionam como o prometido, não seguem as atuais regras ou estão datados".
Fontes