Quando a Samsung liberou a atualização One UI 4.1 no mês passado, já baseada no Android 12, a lista de aparelhos contemplados foi bem extensa. Além dos topos de linha, alguns modelos mais acessíveis foram beneficiados, como o Galaxy Note 10 Lite. Como essa versão premium mais barata traz o mesmo processador (Exynos 9810) das variantes do Galaxy S9 e Note 9, de 2018, abriu-se a possibilidade de estes aparelhos receberem a nova One UI.
Com foco nesses dois "rejeitados" da Samsung, que sequer foram atualizados para o Android 11, o desenvolvedor AlexisXDA, do XDA-Developers, lançou um firmware personalizado chamado de Noble ROM 2.1 que leva, na prática, a One UI 4.1 para dentro das variantes coreanas e globais dos modelos Galaxy S9, S9 Plus e Galaxy Note 9. Esses dispositivos já haviam recebido o Android 12 através da Noble ROM 2.0, do mesmo desenvolvedor.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O que a Noble ROM 2.1 faz com os modelos Galaxy S9 e Note 9?
Como descrito no vídeo, a Noble ROM 2.1 entrega praticamente todos os recursos da One UI 4.1 aos dispositivos de 2018, o que inclui algumas ferramentas de imagem interessantes que fazem parte da série S22. Entre elas está a Paleta de Cores, que é uma imitação da função Dynamic Color presente nas versões AOSP, o projeto de código aberto que gerou o Android 12.
Para os brasileiros que queiram experimentar a ROM personalizada em seus Samsung Galaxy S9 ou Note 9, será necessário antes desbloquear o bootloader de seus dispositivos e depois instalar a recuperação customizada para Android TWRP (para fazer o flash da ROM). A versão da Noble ROM 2.1 está disponível no site XDA para os modelos Samsung Galaxy S9 e S9 Plus, e para o Samsung Galaxy Note 9.
Fontes
Categorias